Curso de Arquitetura – Faculdade, Tudo Sobre e Projetos

A arquitetura é a arte de criar ambientes internos e externos obedecendo a critérios de estética, conforto e funcionalidade.

Arquitetura é um curso de nível superior, reconhecido e regulamentado pelo Ministério da Educação. São dez ou doze semestres, de acordo com a instituição de ensino. O curso mescla disciplinas de ciências exatas e humanas, como matemática, história da arte, resistência de materiais e computação gráfica. Programas como o AutoCAD e ArquiCAD são muito utilizados pelos arquitetos.

Curso de Arquitetura



Curso de Arquitetura

O trabalho do arquiteto é transformar desde uma sala até um edifício inteiro. Ele cria projetos de construção, reforma e decoração. Ele elabora o projeto, desenha a planta e determina o material que será utilizado na obra de acordo com a sua destinação, atendendo a necessidades como iluminação, ventilação e disposição do mobiliário. O trabalho termina com a escolha de revestimentos, pisos, pintura, etc.

Ao lado do engenheiro civil, o arquiteto acompanha todas as etapas da obra. Gerencia os custos de produção e administra os recursos humanos necessários. Os cursos de Arquitetura, no Brasil, geralmente inclui o Urbanismo, atividade desenvolvida no planejamento das cidades, identificando espaços para a ampliação ou revitalização de bairros. Numa situação ideal, novos distritos deveriam ser dimensionados com todo o equipamento urbano necessário, como escolas, postos de saúde e delegacias de polícia.

Curso de Arquitetura

As características do arquiteto

Quem trabalha com Arquitetura deve ser técnico e original. Não basta ser criativo: é preciso pensar alternativas viáveis, que contemplem as necessidades de quem ocupará o novo espaço construído. Mas, mesmo com os programas de computador disponíveis, é preciso ter um belo traço, para desenhar os projetos.

Conhecimento e habilidades para planejar espaços, capacidade para trabalhar em equipe, liderança, senso artístico, habilidade para lidar com clientes e bons conhecimentos de matemática e física complementam o perfil de um bom arquiteto.

O mercado de trabalho para arquitetos

O profissional de arquitetura atualmente encontra-se aquecido. O mercado imobiliário está em expansão: com os ganhos salariais dos últimos anos, mais pessoas estão adquirindo seu primeiro imóvel. O salário inicial de um arquiteto varia entre R$ 3.900 e R$ 4.900, dependendo da região em que atua.

+ Leia também:

Os estádios que sediarão a Copa do Mundo em 2014 certamente valorizarão o entorno, atraindo investimentos imobiliários para diversas regiões, o que significa novas oportunidades de trabalho para arquitetos. A infraestrutura brasileira também demanda novas rodovias e intervenções urbanísticas. A maior parte das vagas está nas regiões Sul e Sudeste, mas o mercado está se expandindo rapidamente no Nordeste.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *