Conhecimentos Bancários – Curso e Video Aula

Para entender como funciona o sistema bancário nacional, a melhor opção é o curso de conhecimentos bancários.

Trabalhar num banco, prestar um concurso público ou conhecer as funções de uma instituição financeira: estes são os motivos para fazer um curso de conhecimentos bancários. Conhecer as rotinas dos bancos, escolher as melhores opções de crédito e financiamento e as alternativas mais viáveis para poupança e investimento são bastante úteis para o planejamento da vida financeira.

Conhecimentos Bancários



Conhecimentos Bancários

Outra informação útil do curso de conhecimentos bancários é descobrir o que existe por trás daquela “proposta imperdível” feita pelo gerente de banco; todas as agências bancárias têm metas a cumprir, no que diz respeito à captação de depósitos e aplicações, mas nem sempre elas são rentáveis para o cliente. É o caso dos títulos de previdência privada (considerados jogos de azar por muitos especialistas) e os investimentos com altas taxas de administração, que acabam consumindo os rendimentos ou provocando prejuízo para o aplicador.

Instituições públicas como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco Central realizam concursos regularmente para pessoas com o nível médio de escolaridade, oferecendo bons salários e muitos benefícios para seus empregados. O curso de conhecimentos bancários deixa o candidato em condição de vantagem em relação aos demais concorrentes.

O curso de conhecimentos bancários ensina a terminologia utilizada no mundo das finanças, os produtos e serviços oferecidos e o funcionamento do Sistema Financeiro Nacional (um conjunto de órgãos e instituições que controlam, fiscalizam e determinam todas as medidas relativas à circulação da moeda e do crédito no país).

Conhecimentos Bancários online – PDF e Vídeo Aula

Existem diversas opções de cursos de conhecimentos bancários online. O site YouTube oferece algumas aulas demonstrativas, para posterior encaminhamento para cursos pagos. Sites de downloads também disponibilizam aulas iniciais. Por fim, existem as escolas virtuais, com cursos completos: a carga horária fica entre 50 e 60 horas/aula e o valor do curso gira em torno de R$ 50. Estes cursos podem ser complementados por outros afins, como finanças pessoais e aplicação em bolsa de valores, por exemplo.

Num curso online, o próprio aluno decide os horários em que vai estudar, tem as dúvidas resolvidas por professores e, como se trata de um curso livre, não há necessidade de deslocar-se em nenhum momento para a escola: as avaliações, inclusive, são feitas diretamente no computador, quando o estudante sente que está preparado. Portanto, o curso pode ser feito a partir de qualquer ponto do país, desde que seja servido por conexão com a internet. É preciso que o computador tenha instalado a versão XP do Windows, ou mais recente.

Também é possível imprimir apostilas de conhecimentos bancários, que complementam o conteúdo das video aulas, para as quais não há limite de acesso. O aluno pode rever o conteúdo quantas vezes forem necessárias, até esgotar o assunto. Algumas escolas mantêm um banco de currículos: depois que o aluno termina seu curso (para o qual é emitido um certificado oficial), o currículo do estudante fica disponível por até seis meses; grandes empresas, como o Banco Bradesco e a Natura, mantêm convênios com estas entidades.

Conhecimentos Bancários

O conteúdo do curso de conhecimentos bancários

O aluno aprende rotinas sobre os principais produtos bancários, abertura e encerramento de contas bancárias, capacidade e incapacidade civil, requisito para a emissão de cheques, circulação, endosso, cruzamento e compensação.

Conhece o sistema de pagamentos do país e a estrutura do Sistema Financeiro Nacional e seu Conselho de Recursos, Conselho Monetário Nacional, Banco Central do Brasil (BACEN) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Descobre as diferenças entre bancos comerciais, caixas econômicas, cooperativas de crédito, bancos cooperativos, bancos de investimentos e desenvolvimento, sociedades de crédito, financiamento e investimento, de arrendamento mercantil, distribuidoras de títulos e valores mobiliários, bolsas de valores, bolsas de investimento e de futuros, Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP), sociedades de crédito imobiliário, de poupança e empréstimos, sociedades de capitalização e previdência complementar.

banner-promocional-cursos-gratuitos

O curso de conhecimentos bancários ainda aborda noções de política financeira e econômica e seus instrumentos oficiais, além das bases para a formação das taxas de juros. Com relação ao mercado financeiro, o aluno estuda o mercado de crédito, o mercado de capitais (ações, características e direitos, debêntures, funcionamento do mercado à vista de ações) e o mercado de câmbio (instituições autorizadas a operar, operações básicas, contratos de câmbio, taxas e SISCOMEX – Sistema Integrado de comércio Exterior).

O curso de conhecimentos bancários ainda fala sobre o mercado de seguros e dá dicas sobre mercado de trabalho e o perfil ideal de um bancário, além de fornecer informações úteis sobre a estrutura física de uma agência bancária.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *