Como Tocar Violão – Aprenda Online

Cursos Gratuitos // Cursos de Instrumentos // Como Tocar Violão – Aprenda Online



Tocar violão distrai, melhora a vida social e até ajuda na paquera. Nestes tempos de globalização e conexão fulltime, pode-se aprender pela internet, inclusive em cursos de graça. Existem cursos para iniciantes e para quem já tem noções de música. A maior parte é para violão cifrado, usado para acompanhar alguém cantando, mas também há aulas para quem quer fazer solos populares ou clássicos.

Em primeiro lugar, é preciso conhecer os termos usados nas lições e cifras de músicas. Diversos sites disponibilizam dicionários; basta buscar dicionário+violão, no Google, e escolher o mais conveniente.

Como Tocar Violão

Em seguida, procure um dicionário de acordes. Nele, você vai encontrar as posições (cifras) das duas mãos para obter as notas musicais, fazer escalas e acordes. Depois de treinar muito, durante alguns meses, já será possível tocar algumas músicas. É possível encontrar milhões de músicas cifradas, em vários idiomas.

Publicidade

Aulas de Violão Online

O Youtube disponibiliza um curso gratuito de violão com dez aulas, ensinando as posições básicas do instrumento. A vantagem é que é possível treinar de acordo com o ritmo do aluno, pausando o vídeo quantas vezes forem necessárias, até adquirir segurança e agilidade. Só tenha o cuidado de não enlouquecer os outros moradores da casa.

Confira mais aulas grátis de violão clicando aqui!

Outros sites também disponibilizam aulas básicas e oferecem cursos pagos para o aperfeiçoamento na arte. Além dos vídeos, podem ser baixadas apostilas, livros, afinadores, cifras, etc. estes cursos oferecem ajuda online para o aluno.

Existem sites especializados em aulas de violão que oferecem aulas gratuitas por e-mail para os alunos cadastrados. Além dos exercícios, esses sites dão dicas de postura corporal e explica detalhadamente a posição de mãos e dedos para os iniciantes.

Alguns sites não oferecem vídeos, mas são bem ilustrados, com fotos e gráficos, permitindo um avanço relativamente rápido no domínio do instrumento. Na maioria dos sites consultados, são cursos básicos – a continuidade do estudo depende do pagamento. Os preços, no entanto, são bem acessíveis: o preço médio de uma apostila bastante abrangente é de R$ 20,00.

Nestas apostilas, o aluno aprende a conhecer e escolher o violão, as cordas, afinação, pestanas, formação e combinação de acordes, notação de cifras, tablaturas (representações das cordas do instrumento com o posicionamento dos dedos), cromatismos, além de exercícios para ganhar dedos mais ágeis.

Sites de download como www.baixaki.com.br oferecem programas gratuitos e pagos para o aprendizado, alguns bastante completos. Confira:

Afinador de violão e guitarra 3.0
O computador dá a nota e você ajusta a corda conforme o som.

Encore 5.0.3 Build 703
Programa poderoso para você criar, editar, tocar, visualizar e imprimir partituras com muita praticidade.

Brazilian Guitar course ETM 6
Aprenda violão popular de forma objetiva com este curso interativo.

DAccord Dicionário Violão 3.0
Dicionário de acordes fácil de utilizar e com muitas funcionalidades.

Advanced FretPro 2.0
Pratique e treine notas, escalas e posições de acordes na sua guitarra.

 Tocar ViolãoO que é Preciso para Aprender Tocar Violão?

Além de um computador conectado à internet com caixas de som, o aluno precisa ter tempo para praticar e muita persistência, porque, como em todo estudo, o método é de tentativa e erro; as primeiras tentativas não são fáceis, os dedos doem, as cordas parecem ter vida própria, os sons obtidos são horríveis, a coordenação entre as mãos parece impossível (apenas os ambidestros, que têm agilidade com as duas mãos, obtêm resultados relativamente mais rápidos).

O importante é não desistir, seguir em frente. Professores afirmam que são necessários no mínimo seis meses para ganhar rapidez na troca de posições, obter acordes harmoniosos e executar melodias mais simples. A confiança para tocar em público, mesmo que seja para um círculo de amigos, também é uma conquista lenta. Tocar solo (executar a música apenas orquestrada, sem auxílio do canto) é uma habilidade que exige anos de dedicação.

A postura durante os treinos também é importante. Deve-se sentar com a coluna ereta, procurando não se curvar sobre o instrumento, o que causa tensões musculares e dores, prejudicando o desempenho.

Com o tempo, o aluno descobre que tocar violão – ou qualquer outro instrumento – é uma atividade lúdica, além de uma arte. Relaxa, reduz o estresse. Para alguns, melhora a autoestima, com a satisfação de se apresentar para amigos e familiares, conquistando admiração.

Quem já domina o instrumento pode aprofundar seus conhecimentos pela internet. O Youtube e outros sites oferecem cursos com vídeos, fotos e ilustrações. Em geral, os cursos são voltados para o violão popular, mas também é possível encontrar cursos de música erudita.

+ Confira nossos artigos sobre Violão que já fizemos aqui no CursoGratisOnline.com.br:

Como afinar o seu violão de forma correta

Na internet, também podem ser baixados programas para afinar o violão. O mais recomendado nos fóruns de discussão é o www.metronomeonline.com, mas as instruções estão em inglês. No pega-cifras, do UOL, há dicas para afinação. Violonistas afirmam que é um tutorial muito bem organizado.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos de Instrumentos , tocando violão, como pegar ritmo para tocar violaõ, imagem de gente tocando violão
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...