Como Fazer uma Boa Redação no ENEM

O ENEM 2013 já tem data definida: as provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro, sábado e domingo, respectivamente.

Não foram divulgadas muitas modificações no sistema de aplicação e correção das avaliações em si, entretanto, as redações serão corrigidas de forma diferenciada, se comparado aos anos anteriores.

Agora, todas as redações que trouxerem em seu conteúdo temas desconectados ao texto, como por exemplo, no caso do exame do ano passado, no qual dois alunos redigiram redações que continham receitas de macarrão instantâneo e hinos de time de futebol, serão canceladas, sem chance de recurso. Em casos mais leves, o aluno poderá perder pontos, acarretando na diminuição da nota final da redação. Vale frisar que a redação é um dos itens mais importantes na avaliação do ENEM.



https://lh6.googleusercontent.com/-pNJiK5IzImk/UFZSJdvyDiI/AAAAAAAAEK0/f5c20Zhk2B4/s500/enem-redacao.jpg

Ainda assim, as provas continuarão a ser corrigidas por dois avaliadores. Porém, caso a diferença entre as duas notas ultrapasse os 100 pontos, uma terceira avaliação será requisitada. Em anos anteriores, esta diferença era de 200 pontos.

Como Fazer uma Boa Redação no ENEM 2013

Para garantir uma boa nota na redação do ENEM é necessário, primeiramente, apresentar uma excelente ortografia baseada, é claro, nas novas regras da língua portuguesa. Além dos textos desconexos apresentados nos exames passados, um item que chamou bastante a atenção – negativamente – foram os erros gramaticais.

Entretanto, escrever corretamente não é a única exigência. Todos os temas propostos pelo MEC oferecem a possibilidade de argumentação e dissertação. Antes de escolher uma das opções de tema, é necessário analisar se há conhecimento necessário sobre o mesmo.

A redação do ENEM consiste na defesa, ataque e argumentação de ideias. Portanto, não adianta apenas conhecer o assunto superficialmente: o aluno deverá ter argumentos suficientes para convencer o avaliador sobre aquela opinião.

Uma boa dica é manter-se bem informado acerca do que acontece pelo país. Como os temas da redação do ENEM são compostos por acontecimentos atuais e de interesse público, assistir e ler jornais e revistas é uma boa tática de estudo altamente recomendada.

+ Leia mais sobre os temas da redação do ENEM 2013: www.cursogratisonline.com.br/qual-sera-o-tema-da-redacao-do-enem


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *