Como Estudar para o Vestibular

Se você está no último ano do colégio, provavelmente o assunto mais predominante da sua sala de aula são sobre os vestibulares, não é mesmo? Contudo, essa “pressão” que o vestibular causa deveria ser iniciada já desde o início do ensino médio, logo no 1º ano, afinal, infelizmente fica complicado deixar para se preparar para o vestibular somente no último ano do ensino médio. Portanto nesse artigo daremos algumas dicas de como estudar para o vestibular e que as mesmas sirvam tanto para os alunos que ainda estão no colégio, como também para os que já saíram, mas que pretendem fazer outros vestibulares.

Como Estudar para o Vestibular

Como estudar para o vestibular

Antes de qualquer coisa, a pessoa que quer aprender como estudar para o vestibular precisa desmistificar que as provas de vestibular são “bichos de sete cabeça”, afinal de contas, você já passou anos da sua fazendo provas e mais provas. Por isso, deixe esse pensamento de lado. A prova sempre estará fácil para aqueles que estão bem preparados.



É importante lembrar que não daremos fórmulas mágicas de como passar no vestibular, mas sim, dicas para estudar e conseguir se organizar para atingir tal objetivo.

Então, se você ainda não está em ano de vestibular, aconselhamos que você vá se habituando desde cedo a separar algumas horinhas depois do horário do colégio para rever a matéria, verificar dúvidas e anotá-las para pesquisar e até mesmo questionar aos seus professores posteriormente. Fazer os exercícios também é algo muito importante.

Sabemos que pode parecer chato, mas para quem quer realmente se preparar para o vestibular, deve levar essas dicas com seriedade e muita força de vontade.

Agora, se você já está no último ano do ensino médio, praticamente na reta final e só possui esse ano para fazer o vestibular, programe-se e organize-se o quanto antes.

Primeiramente é aconselhável que você liste todas as suas tarefas diárias e as coloque em um papel, por exemplo, quantas horas você permanece no colégio, quantas horas você irá dispor para estudar, quantas horas destinará para suas refeições e momentos de lazer. Uma vez que o planejamento tenha sido feito, agora, o importante é que você cumpra com esses horários e crie uma rotina.

Isso é fator primordial para quem quer passar no vestibular, pois tendo disciplina você terá hábitos melhores e possibilidades maiores para conquistar o seu objetivo, adentrando a uma boa faculdade. Todos os alunos que passaram entre os 10 primeiros nas melhores universidades citam em primeiro lugar o planejamento e a organização nos estudos. Acredite, é fundamental.

Em ano de vestibular é aconselhável que você se dedique para a escola e para o cursinho, aulas preparatórias ou mesmo estudando por conta própria caso não tenha interesse em realizar um cursinho pré vestibular. Evite entrar para outras atividades, pois isso pode tirar o seu foco, a menos que essa atividade seja feita em uma de suas poucas horas livres.

Estudar para o Vestibular

Um ponto que é extremamente importante é o sono. Você deverá ter suas 8 horas de sono muito bem descansadas. De preferência, que você durma antes das 23h e acorde pouco antes das 8h, tempo suficiente para descansar o corpo e a mente. Realizando essas 8 horas de sono, seu corpo estará muito mais preparado e sua mente descansada absorverá muito mais conhecimento; comprovado cientificamente.

Se você acha que não consegue dormir cedo por qualquer motivo que seja, saiba que isso é questão de hábito e disciplina. Qualidade de vida e bem-estar são itens primordiais para seus estudos, afinal de contas, se exceder nos estudos pode ser algo ineficiente, já que nosso cérebro também cansa.

Falando em qualidade e ineficiência, vale a pena ressaltar que para se ter qualidade nos seus estudos e não torná-lo ineficiente, você precisa ter foco e atenção, ou seja, não adianta você estudar em um local barulhento ou com extremo conforto, como a sua cama, pois isso poderá causar distração para você. Outro fator é a quantidade de horas estudadas, que não significam que seu estudo foi de qualidade e eficiente. Por isso, priorize um estudo de qualidade, onde você emprega suas horas, mas compreende totalmente o assunto. Saiba que é muito melhor você estudar menos horas e dominar o assunto, do que destinar muitas horas e não captar metade do estudo, o que é bem lógico.

Não entendeu? Re-leia. Esvazie a mente, absorva aquele conteúdo que você está lendo. Você é capaz!

Nessa fase do vestibular, o relógio será o seu grande companheiro para que todas as suas tarefas aconteçam dentro do prazo determinado por você.

Outro ponto de destaque para melhorar seus estudos para o vestibular é frequentando todas as aulas, caso ainda esteja no colégio. Dessa forma, você não perderá conteúdos e ainda pode tranquilamente estudar por conta própria, solicitando auxílio dos seus professores quando surgir alguma dúvida.

Estudos apontam que os alunos que conseguem atingir ótimas notas no vestibular são aqueles que frequentam as aulas e prestam atenção.

Vestibular

Cursinhos preparatórios para o vestibular

Para quem pode pagar um cursinho preparatório de pré-vestibular, isso é aconselhável, mas para quem não pode, saiba que na internet você encontra muitos materiais extremamente úteis para o vestibular, como apostilas, vídeo-aula, exercícios e testes online, bem como provas de vestibulares de anos anteriores.

+ Artigo relacionado: Cursinhos pré vestibular RJ

Agora você já possui algumas dicas de como estudar para o vestibular. Então, empenhe-se e faça o seu melhor para conquistar a vaga tão sonhada em uma excelente instituição de ensino superior.
Por Priscila


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Como Estudar para o Vestibular

  1. Com certeza passar em uma boa universidade é o sonho de muitos jovens, porém requer muito esforço e dedicação. Para isso é necessário estudar bastante e focar em suas metas pré estabelecidas. Planejá-las é o melhor caminho. Portanto organize-se e vamos em frente pois a realização de nossos sonhos só depende de nós mesmos… Boa sorte … Eu também vou precisar…rsrsr esse é meu último ano do ensino médio e quero meu sonho realizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *