Como Estudar para as Provas Finais

Quer se dar bem nas provas finais? Confira as dicas para estudar e boa sorte!

Por diversos motivos, as provas finais parecem ter um peso maior do que as aplicadas nos finais de bimestre. Bate a ansiedade, o medo de ser retido na série ou ficar em recuperação durante as férias de verão, da reprovação de pais, professores e colegas, de ter a conclusão dos estudos prolongada por mais um período. Mas, seguindo algumas regras para estudar, fica fácil terminar o ano letivo.

Dicas para as Provas Finais



A primeira dica é básica: estude diariamente, dedicando algumas horas do dia para rever as matérias abordadas pelos professores. Dê preferência às disciplinas em que tem mais dificuldade. Se tudo estiver bem e os conteúdos tiverem sido assimilados com facilidade, antecipe o próximo capítulo do livro didático ou técnico: assim, quando o assunto for abordado em sala de aula, você já terá familiaridade com ele. Isto elimina o desespero de ter que estudar centenas de páginas apenas alguns dias antes das provas finais; bastará uma revisão rápida para retomar os temas já assimilados durante o ano.

+ Confira também:

No processo de ensino-aprendizagem, é natural surgirem dúvidas. Mesmo com a explanação do professor e o apoio de livros e apostilas, muitos pontos podem gerar dificuldades. Quando isto acontecer, nada de timidez: exponha seus problemas ao professor e insista até que tenha entendido o que não ficou claro. Em casa, refaça os exercícios propostos para o tema, para fixar os estudos na memória e, se possível, monte um grupo de estudos. “A união faz a força”: cada membro tem mais facilidade em determinado assunto, e isto fortalece toda a equipe.

provas finais

Se for necessário faltar às aulas por qualquer motivo, não deixe de ler os temas propostos para o período e, retornando à escola ou faculdade, peça as anotações de um colega confiável (não aquele bagunceiro do “fundão” ou de quem passa as aulas verificando e-mails ou navegando pelas redes sociais no smartphone). Novamente, se surgirem dúvidas, procure o professor.

O momento das provas finais é como a concentração dos atletas para um jogo decisivo: é preciso dormir bem, não se exceder com TV, computador, nem baladas, manter uma alimentação adequada. “Saco vazio não para em pé”. Se possível, evite as situações estressantes e tire uns momentos para relaxar. Isto vale inclusive para as crianças, com supervisão dos pais, e, para os que trabalham o dia todo, sempre é possível dar uma fugidinha para o banheiro ou passar alguns segundos olhando pela janela.

No momento das provas finais, concentre-se. Leia os enunciados com calma e comece a responder às questões a partir das que você considera mais simples; assim, terá mais tempo para resolver às perguntas mais complexas. Nas respostas dissertativas, faça um esboço, topicando os temas que devem ser abordados e classificando-os de acordo com a ordem de importância. Assim, fica mais fácil organizar as ideias.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *