Como Estudar Inglês Sozinho: Cursos de Inglês Gratuitos

As inovações tecnológicas são um grande suporte para quem quer estudar inglês sozinho.

O acesso à internet em tablets, smartphones e notebooks veio facilitar bastante a vida de quem quer aprender inglês sozinho. Mas é preciso tomar cuidados com algumas “tentações” da rede mundial de computadores: é muito fácil se desconcentrar das atividades e exercícios, entrar em uma rede social, descobrir um jogo novo, assistir a um vídeo, etc.

Portanto, a primeira dica sobre como estudar inglês sozinho é manter atenção e foco. É preciso se organizar e cumprir os horários para desenvolvimento das tarefas, da mesma maneira necessária para um curso presencial.



Em seguida, é preciso organizar o espaço de estudos. O local deve ser silencioso, arejado, com iluminação adequada, sem estar na passagem das pessoas que moram com o estudante. Os exercícios propostos em muitos sites para estudar inglês demandam um bom sistema de áudio no computador, para que pronúncia e dicção sejam bem compreendidas. O ideal é utilizar fones de ouvido, para obter um aproveitamento ainda melhor.

aprender inglês sozinho

Onde Estudar Inglês Sozinho?

As maiores redes de idiomas brasileiras, como Fisk, Yázigi e Cultura inglesa, mantêm cursos online de inglês, com professores especializados. Estes cursos costumam respeitar o ritmo de aprendizado dos alunos e oferecem boas propostas metodológicas. O único problema é que as mensalidades não costumam ser nada baratas.

Existem comunidades na internet para estudar inglês gratuito (entre outros idiomas – são mais de 200 opções). Livemocha (www.limemocha.com), Busuu (www.busuu.com), Duolingo (www.duolingo.com) e Learn English (www.learnenglish.com.uk, com pronúncia britânica) estão entre os mais bem avaliados pelos internautas.

+ Conheça: Curso de Inglês Duolingo Totalmente Grátis e Online

Os maiores benefícios são a possibilidade de poder conversar com falantes nativos de inglês (por exemplo, americanos, ingleses e australianos), com vários idiomas e diferentes bagagens socioculturais. Basta ter uma conta do Skype para acessar as plataformas e entrar nas salas de bate-papo (com mensagens de texto e videoconferências) para aprimorar o inglês.

Alguns gigantes da internet oferecem aplicativos para serem baixados de graça (ou quase: em algumas lojas virtuais, eles custam cinco dólares). São vocabulários com mais de mil palavras do inglês cotidiano, que podem ser adquiridos na App Store ou no Google Play. Com estas opções, é possível estudar inglês sozinho ou trocar mensagens com grupos de colegas.

aprender inglês grátis

Mais Aulas de Inglês para Estudar Sozinho

Aulas e atividades pedagógicas não precisam ser necessariamente chatas. Aliás, o aspecto lúdico é um forte componente em qualquer faixa etária. Acessar os vídeos do Youtube (www.youtube.com) aumenta o vocabulário e melhora a pronúncia. Alguns canais ensinam passo a passo de como aprender inglês sozinho, com frases prontas e pronúncias corretas de quem já é fluente em inglês, os vídeos oferecidos por pessoas são totalmente gratuitos. Também podem ser acessados documentários em inglês sobre diversos assuntos. Vale a pena conferir!

Alguns sites de cursos de inglês gratuitos apresentam aulas em vídeos sobre muitos temas (alguns deles são gratuitos). Eles ainda trazem uma revisão das disciplinas do ensino médio para quem vai prestar o ENEM ou qualquer outro processo seletivo.

“Inglês com Música” é o resultado de uma parceria entre a TV Cultura e a UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) que traz uma proposta nova: aprender inglês ouvindo as músicas favoritas. A página é www.univesptv.cmais.com.br/inglescommusica.

Mais artigos sobre como aprender inglês:


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Como Estudar Inglês Sozinho: Cursos de Inglês Gratuitos

  1. Oi eu gostaria muito de fazer o curso de Ingles mais não estou conseguido fazer a inscrição digo o curso de Ingles grátis.
    Aguardo resposta
    Att.
    Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *