Como Escolher uma Faculdade a Distância?

Atenção, concentração, dedicação e persistência: estes são os critérios para escolher uma faculdade a distância.

Seja pela falta de disponibilidade para se dedicar a um curso presencial, seja pela inexistência de opções na região, um numero cada vez maior de estudantes vem optando por fazer uma faculdade a distância. O Ministério da Educação (MEC) estima que quase três milhões de jovens estejam matriculados em cursos online.

É preciso fazer uma diferenciação: os cursos online de nível superior (graduação e pós-graduação) são semipresenciais. Apenas os cursos livres (como informática e idioma, por exemplo) são realizados totalmente a distância. Os cursos regulares, do ensino fundamental ao doutorado, exigem a presença dos alunos em alguns momentos, para atividades práticas em laboratório, apresentação de seminários, participação de debates, avaliações, etc.



faculdade ead

Como Escolher uma Faculdade a Distância?

O interessado em cursar uma faculdade a distância deve antes fazer uma autoanálise: qual é a sua relação com a internet? Utiliza-a como uma ferramenta de informação e pesquisa ou vai direto para as redes sociais? Quando está trabalhando no computador, abre diversas janelas, lê e-mails pessoais, entra em chats, ou mantém o foco na tarefa a ser desenvolvida?

O perfil do estudante é muito importante. Durante o aprendizado anterior, pode-se avaliar se preferia fazer os trabalhos sozinho ou gostava de reunir os colegas em casa ou na biblioteca. O ensino a distância é muitas vezes solitário. Convém verificar também o ritmo de estudos: quem se dedica diariamente a parte dos conteúdos abordados certamente obterá melhores resultados estudando online; já quem sempre precisou que o professor chamasse a sua atenção para não perder a concentração deve escolher um curso presencial.

Pesados os prós e contras, chega a hora de escolher uma faculdade a distância. É preciso escolher bem a carreira, que não deve ser o curso da moda ou aquele cujos formados são bem remunerados. Todo aquele que faz o que gosta de alguma forma acaba se destacando no mercado de trabalho. Assim, o curso deve ser compatível com a personalidade do estudante.

Escolhido o curso, é hora de “garimpar” as faculdades disponíveis. Deve-se verificar as notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o registro da instituição no MEC. O ideal é optar por faculdades que tenham obtido notas 4 ou 5 no exame. Alguns cursos ainda não são reconhecidos pelo MEC, porque ainda não formaram sua primeira turma. Mas isto, por si só, não significa que sejam de má qualidade.

ensino a distancia

+ Confira: Cursos Superiores a Distância Reconhecidos pelo MEC

É preciso conhecer a faculdade, suas instalações – bibliotecas, laboratórios, salas de aula –, o programa extracurricular oferecido – palestras, cursos, seminários – e conversar com alguns alunos, para colher suas impressões sobre o corpo docente, o método de ensino, o material didático, etc.

O custo do curso a distância também deve ser pesquisado: não é porque uma faculdade é mais cara que ela é necessariamente melhor. Em todo caso, verifique se a instituição mantém convênios com os programas FIES (Financiamento Estudantil) e PROUNI (Universidade para Todos). Mesmo que não tem condições de pagar as mensalidades pode se beneficiar com o financiamento ou um desconto.

Tem vontade de fazer algum curso online? Confira a lista completa de cursos com certificado gratuito: www.cursogratisonline.com.br/cursos-online-com-certificado


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *