Como Conseguir uma Bolsa de Estudos no Exterior – Inscrições

Sabemos que a decisão de estudar fora do país vem acompanhada de uma série de dúvidas relacionadas, e por isso dedicaremos esse artigo a milhares de jovens estudantes que buscam informações sobre como conseguir uma bolsa de estudos no exterior.

Estudar no Exterior

Conseguir bolsas de estudo no exterior é uma das metas mais procuradas por estudantes que buscam uma melhor formação acadêmica e cultural. O estudo no exterior trás grandes vantagens para aprimorar o currículo, dando uma experiência diferenciada ao profissional e assim, dando vantagem na disputa por vagas no mercado de trabalho.



A formação fora do Brasil é motivo de destaque em processos seletivos de grande concorrência, e por isso uma bolsa de estudos no exterior pode ser a grande alavanca para quem deseja se qualificar e conseguir destaque profissional mas não tem condições financeiras para custear com os estudos em outro país. A bolsa de estudo no exterior pode variar, chegando, em alguns casos, em até 100% do valor do curso!

Bolsa de Estudos no Exterior

Como Conseguir Bolsa de Estudos no Exterior

As bolsas de estudo no exterior podem ser para formação acadêmica ou para pesquisa. Quando se trata de uma bolsa de estudo acadêmica, o aluno deve se comprometer em se formar com sucesso no curso selecionado, com boas notas e sem reprovação em nenhuma matéria. Já quando se trata de uma bolsa de estudo para pesquisa, trata-se de aprimoramento, no qual o estudante fica responsável por relatórios arquivando todo o processo de pesquisa sobre o assunto escolhido, material o qual será avaliado por pessoas previamente selecionadas pela instituição que concedeu a bolsa de estudo.

Existem inúmeras instituições de ensino que oferecem essas bolsas de estudos no exterior, porém para conhecer as oportunidades é preciso estar atualizado junto às principais universidades do Brasil além das embaixadas de países os quais deseja estudar. Um grande diferencial que ajuda o candidato a se aproximar da bolsa de estudo no exterior é contar com certificado de inglês fluente mundialmente reconhecido, como o TOEFL ou o exame de Cambridge, pois a fluência em inglês é um dos pré-requisitos fundamentais para conseguir a desejada bolsa no exterior.

Ciência sem Fronteiras

Há ainda um programa do governo, intitulado Ciência sem Fronteiras, que seleciona estudantes para intercâmbio. Um dos pré-requisitos fundamentais para poder se candidatar a uma vaga pelo governo é ter fluência no idioma oficial do país no qual se deseja estudar, não necessariamente em inglês. Para conhecer o programa do governo, visite nosso artigo: www.cursogratisonline.com.br/ciencia-sem-fronteiras ou ligue para 0800 619697.

Até 2014, mais de 75 mil bolsas serão oferecidas pelo programa.

Qual objetivo do Governo Federal em ofertar bolsas no exterior?

Sabemos que o país hoje passa por uma escassa mão de obra qualificada, com isso, o Governo Federal investe na formação de jovens estudantes que desejam se estudar no exterior. As cláusulas do programa garantem que o participante do Ciência sem Fronteiras volte ao Brasil e deve firmar compromisso de permanecer aqui por pelo menos o dobro do número de meses que permaneceu estudando no exterior.

CAPES oferece Bolsas de Pós Graduação no Exterior

  • Doutorado
  • Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE
  • Estágio Pós-Doutoral
  • Estágio Sênior
  • Programa de Apoio a Eventos no Exterior (PAEX)
  • Programa de Áreas Estratégicas e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

Estude no Exterior com Bolsa

O primeiro contato com a Universidade estrangeira é com certeza também o primeiro passo para se conseguir uma bolsa de estudos. Mas lembre-se de pesquisar muito antes de escolher a instituição correta, afinal, cada faculdade têm suas regras específicas quando o assunto é bolsa de estudos. Até mesmo o tipo de ensino ministrado pode variar, algumas universidades visam focar mais no convívio social e cultural nas salas de aula dos campi, já outras instituições visam oferecer viagens, excursões e até mesmo aulas ao ar livre.

Reúna toda a informação necessária para ser um forte candidato, faça uma excelente carta de apresentação e boa sorte!


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *