Como Conseguir um Emprego

O mercado de trabalho está aquecido e fica mais fácil arranjar um emprego. Mas é preciso estar atento a algumas dicas.

De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –, a taxa de desemprego no Brasil está em 5,3%, uma das mais baixas da história. No entanto, sobram vagas em todos os setores da economia: os desempregados são trabalhadores não especializados. Portanto, para conseguir um emprego, a primeira providência é adquirir habilidades e competências.

Quem foi demitido, no entanto, pode estar emocionalmente fragilizado. É preciso procurar entender as razões que motivaram a dispensa e, em alguns casos, procurar ajuda profissional para superar o momento delicado. Se a demissão foi provocada por falta de qualificação, é preciso ampliar o nível de conhecimentos. (Leia nosso artigo sobre seguro desemprego, aqui!)



Como Conseguir um Emprego

Como Conseguir um Emprego

Além das diversas escolas de cursos livres presenciais e online, secretarias estaduais em emprego costumam disponibilizar cursos gratuitos de habilitação e requalificação profissional. Redação, idiomas (especialmente inglês e espanhol) e informática são boas opções para ampliar as opções de recolocação.

Currículo ideal para conseguir emprego com facilidade

Quem está desempregado deve atualizar seu currículo, incluindo a experiência acumulada no último emprego e eventuais cursos e palestras realizados. O currículo também deve ser direcionado para a área em que se pretende arranjar um novo emprego. É preciso lembrar que o currículo virtual deve ser bem resumido e conter palavras-chave, que são utilizadas nas buscas dos recrutadores, como idiomas, funções, formação e cargos.

Erros de grafia, concordância e regência são imperdoáveis num currículo, por causarem má impressão justamente no primeiro contato. Quem tem dificuldades com a língua portuguesa deve procurar alguém para revisar o texto antes de encaminhá-lo para qualquer empresa.

+ Confira também:

Para conseguir se recolocar rapidamente no mercado de trabalho, é preciso acionar a rede de contatos, já que muitas empresas a indicação de parceiros e colaboradores para preencher as vagas. Converse com amigos e familiares, informando que está disponível. A rede social LinkedIn é a maior rede profissional da internet e funciona como uma pirâmide. Os contatos de cada pessoa vão sendo multiplicados pelos de seus amigos, aumentando as oportunidades de se obter uma vaga. Plaxo, Indica e Ecademy são exemplos de outras redes sociais de contatos profissionais.

Anunciar seu currículo na internet vale a pena?

É preciso inscrever-se também em sites gratuitos e pagos de empregos. Empregos.net, curriculum.com.br, monstersbrasil.com, vagas.com.br, ceatsp.org.br, empregos.com.br são sites gratuitos que permitem a publicação de currículos e a consulta de vagas. Lembre que anúncios classificados virtuais ou impressos são indicados para cargos técnicos e os de administração básica; não são adequados para executivos.

Muitas empresas não anunciam em classificados, apenas disponibilizam suas vagas em seu próprio site corporativo. Caso a busca pelo emprego seja específica – por exemplo, em agências de propaganda –, é conveniente acessar as páginas virtuais com frequência, para não perder nenhuma oportunidade.

Como Conseguir um Emprego

As temidas entrevistas de emprego…

Roupas adequadas ao ambiente de trabalho, tom de voz normal, relaxamento e discrição são fundamentais quando um candidato se apresenta para a seleção. É preciso chegar com antecedência, já que um atraso seria visto como displicência inaceitável.

Antes de seguir para a entrevista, é conveniente pesquisar sobre as atividades desenvolvidas pela empresa e, durante a conversa, mostrar-se interessado, incluindo breves relatos de experiências pessoais que podem contribuir para o bom andamento da rotina profissional. O diálogo deve ser objetivo, sem prolixidade, e gírias e repetições precisam ser evitadas.

Os candidatos que buscam conseguir um emprego devem procurar aumentar seus conhecimentos gerais e manter-se atualizados sobre as notícias importantes do Brasil e do mundo. Muitos entrevistadores fazem perguntas sobre fatos recentes e algumas empresas cobram estas informações em testes, que podem ser eliminatórios.

+ Leia também: Profissões Mais Bem Pagas no Brasil

Em dinâmicas de grupo, é preciso encontrar uma forma de se destacar, sem procurar dominar o grupo. O candidato deve encontrar o meio termo entre a timidez e a extroversão. Esta modalidade de seleção busca identificar capacidades de liderança, de trabalhar em equipe, de relacionar-se com colegas e superiores hierárquicos. Títulos, idiomas e habilidades profissionais são avaliados em outros momentos do processo seletivo.

Para estudantes que querem emprego e estágio

Quem está estudando e procura o primeiro emprego pode cadastrar-se no CIE-E – Centro de Integração Empresa-Escola e sempre pesquisar no site sobre as vagas disponíveis.

O Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios – também oferece vagas. Além disto, profissionais de recursos humanos orientam os candidatos sobre as exigências do ambiente de trabalho e dão dicas de como se comportar em entrevistas e dinâmicas de grupo.

Mais de 20 mil empresas estão cadastradas no site www.estagiarios.com. O cadastro para estudantes é gratuito e o painel de vagas (também para trainees) é constantemente atualizado. O site também tem tira-dúvidas sobre estágios, conduta profissional e direitos dos estagiários.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *