Ciência sem Fronteiras – Inscrição, Bolsas e Informações

Cursos Gratuitos // Informações, Ministério da Educação // Ciência sem Fronteiras – Inscrição, Bolsas e Informações



Hoje vamos lhe apresentar um grandioso projeto do governo federal chamado “Ciência sem Fronteiras“, que busca a expansão da ciência e tecnologia fora do nosso território nacional, oferecendo aos estudantes brasileiros, a oportunidade incrível de estudar no exterior em forma de intercâmbio.

Ciência sem Fronteiras

O Ciência sem Fronteiras tem como objetivo principal inovar questões tecnológicas e de ciência, onde alunos de graduação e pós graduação possam conseguir um estágio no exterior, através de uma bolsa de estudos. Além disso, esse projeto busca profissionais do exterior que possam agregar em nossa sociedade informações importantes a respeito dos assuntos mencionados anteriormente.

Uma das metas do programa Ciência sem Fronteiras é a distribuição de mais de 100 mil bolsas de estudos durante os próximos 4 ano. Dessas bolsas, 75 mil serão oferecidas por intermédio do governo federal, já as demais, 25 mil, serão concedidas através de recursos de iniciativa privada, sendo que as bolsas do Ciencia sem Fronteiras para para alunos brasileiros que vão para o exterior e também para trazer jovens de outros países para o Brasil.

Publicidade

ciência sem fronteiras inscrição

Conheça os objetivos do programa Ciência sem Fronteiras:

  • Fazer com que o número de estudantes e pesquisadores seja maior nas instituições renomadas do exterior;
  • Formar jovens altamente qualificados nas áreas de ciência e tecnologia;
  • Aumentar o conhecimento das pessoas que trabalham nas indústrias tecnológicas;
  • Fazer com que jovens e demais profissionais qualificados e capacitados venham para o Brasil.

Esses são apenas alguns dos objetivos do Ciência sem Fronteiras, sendo que os demais estão expostos também no site do projeto para que você possa visualizar.

Confira as áreas de graduação, técnico, treinamento, doutorado e pós doutorado que são prioridade para o Ciência sem Fronteiras.

  • Engenharias e demais áreas tecnológicas;
  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
  • Computação e Tecnologias da Informação;
  • Tecnologia Aeroespacial;
  • Fármacos;
  • Produção Agrícola Sustentável;
  • Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
  • Energias Renováveis;
  • Tecnologia Mineral;
  • Biotecnologia;
  • Nanotecnologia e Novos Materiais;
  • Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
  • Biodiversidade e Bioprospecção;
  • Ciências do Mar;
  • Indústria Criativa;
  • Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
  • Formação de Tecnólogos.

Destacamos que os estudantes que participarão do Ciências sem Fronteiras terão as melhores instituições para realizar seus cursos, as melhores e mais conceituadas instituições de cada área.

No site do Ciências sem Fronteira, você encontrará duas opções, sendo elas: Modalidade de bolsas no exterior e modalidade de bolsas no país. É nesse local que você poderá verificar quem pode participar do programa, a preferência por qual tipo de candidato, as áreas prioritárias, os benefícios e a duração da bolsa.

ciência sem fronteiras

Inscrição Ciência sem Fronteiras

Vale ressaltar que para participar e realizar sua inscrição no Ciência sem Fronteiras, o candidato deve ser brasileiro (ou naturalizado), estar matriculado em um curso de graduação (ter concluído no mínimo 40% do curso) em alguma instituição de ensino superior no Brasil em uma das áreas prioritárias que você pôde conferir acima. O candidato também deve ter realizado e tido uma pontuação acima de 600 no ENEM e obviamente possuir bom desempenho na faculdade que esteja estudando.

O Ciência sem Fronteiras é um programa visionário de altíssimo investimento, onde até 2015 o governo pretende injetar mais de R$ 3.2 bilhões. Todas essas informações podem ser conferidas e relidas no site do programa – www.cienciasemfronteiras.gov.br – Assim como poderá também tirar todas as suas dúvidas através de um FAQ (dúvidas frequentes) completo.

Maiores informações pela central de atendimento 0800 616161 ou pelo site do Ciência sem Fronteiras que mencionamos acima.

O Programa Ciência sem Fronteiras tenciona a promoção da consolidação, da expansão e da internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira através das práticas de intercâmbio e da mobilidade internacional. Trata-se de uma iniciativa proveniente dos esforços dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação – o MCTI – e do Ministério da Educação – o MEC – através de suas instituições de fomento, como é o caso da CNPq e Capes e das Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

inscrição ciência sem fronteiras

Com a proposta de utilizar até 101 mil bolsas no prazo de quatro anos, (sendo 75 mil bolsas do governo e 26 mil provenientes da iniciativa privada) voltado para a promoção do intercâmbio, de modo que tanto os alunos de graduação, como os alunos de pós-graduação com bom desempenho acadêmico tenham a oportunidade de fazer um estágio no exterior, com a intenção de manter um contato com sistemas educacionais qualificados no quesito tecnologia e inovação em suas respectivas áreas.

Além do que, o Programa Ciência sem Fronteiras se direciona para a busca de pesquisadores do exterior que estejam interessados em se fixar no Brasil ou de estabelecer tipos de parcerias com os pesquisadores brasileiros em áreas afins que sejam prioritárias e previamente estipuladas pelo Programa, assim como criar situações para que os pesquisadores de empresas possam receber algum tipo de treinamento especializado fora do país.

O Programa Ciência sem Fronteiras contempla as seguintes áreas: as Engenharias; as Ciências Exatas e da Terra; a Biologia, as Ciências Biomédicas e da Saúde; a Computação e as Tecnologias da Informação; a Tecnologia Aeroespacial; os Fármacos; a Produção Agrícola Sustentável; o Petróleo, Gás e Carvão Mineral; as Energias Renováveis; a Tecnologia Mineral; a Biotecnologia; a Nanotecnologia e Novos Materiais; as Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; a Biodiversidade e Bioprospecção; as Ciências do Mar; a Indústria Criativa, as Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e a Formação de Tecnólogos.

+ Tudo pode ser conferido no site, inclusive as dúvidas mais frequentes sobre o programa, confira: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/duvidas-frequentes.

Bem mais do que promover a internacionalização da ciência, da tecnologia e da inovação da indústria brasileira, o Programa Ciências sem Fronteiras tenciona investir nos talentos acadêmicos e brasileiros, os promovendo. No caso das chamadas bolsas de graduação sanduíche, o candidato deverá estar matriculado em um curso superior numa das áreas que sejam prioritárias do Programa, tendo cursado no mínimo vinte por cento e no máximo 90 por cento do currículo que esteja previsto em seu currículo acadêmico, ainda tendo de se comprometer a ficar no Brasil pelo dobro do tempo no exterior.

Podem participar do Programa e se submeterem à participação de sua seleção, todos os estudantes tenham uma média mínima de 600 pontos alcançados no ENEM e que têm bom aproveitamento escolar, bem como os alunos participantes dos programas de Iniciação Científica, alunos premiados em Olimpíadas de Matemática ou Ciências, Feiras Científicas e atividades afins e com mesmo reconhecimento.

Vale ressaltar que os editais para abertura de vagas são feitos pelo CNPq e Capes, os quais contêm os requisitos para a participação e as publicações estão no site do Programa Ciência sem Fronteiras.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 Comentários sobre "Ciência sem Fronteiras – Inscrição, Bolsas e Informações"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. Rui disse:

    Muito bom esse projeto do ciencia sem fronteiras, parabens a iniciativa, vou me candidatar a uma vaga.
    estudar no exterior é um sonho.

  2. Jander disse:

    Gostaria muito de fazer parte dessa seleção de bolsas do Ciência sem Fronteiras que o governo está oferecendo…

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...