BCAA – Como Tomar? Para que Serve? Onde Comprar?

Nas academias, internet e rodas de amigos, o BCAA está se tornando uma febre. Mas o que é isto? Como tomá-lo?

Para a construção dos músculos e para diversas outras funções vitais, são necessários mais de 20 aminoácidos. Metade deles é produzida pelo próprio organismo; os demais têm de ser obtidos com a alimentação ou a suplementação: são os chamados aminoácidos essenciais. Entre eles, está o BCAA (Branch Chain Amino Acids, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada).

Na verdade, o termo se refere a três aminoácidos essenciais: L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. O BCAA é um dos mais importantes suplementos para a nutrição esportiva. Estes aminoácidos (que, em uma explicação bem simplificada, são pedaços de proteína) constituem até 35% da massa muscular corporal e, portanto, seu consumo é fundamental para quem quer aumentar os músculos, definir e manter um shape atlético. Além de construir e reparar tecidos, o BCAA participa da formação dos anticorpos, do DNA e do RNA, participa da produção hormonal e transporta oxigênio pelo organismo.



bcaa como tomar

Afinal, para que serve BCAA?

Durante a musculação, o corpo entra em estado catabólico, isto é, começa a processar mais rapidamente os nutrientes ingeridos para produzir energia. Se estes aminoácidos não estiverem presentes na dieta e na suplementação, será preciso capturá-los no próprio organismo. Isto provoca perda de massa muscular.

O sinal para o corpo interromper a síntese de proteínas (bem ligeiramente, a construção de músculos) é exatamente o sequestro do BCAA. Portanto, durante os treinos com pesos, é preciso fornecer BCAA e impedir o catabolismo e permitir a recombinação de aminoácidos mais simples, o que resulta em crescimento da massa muscular mais complexa (e, por isto, mais visível). Ao fazer isto, o BCAA estimula a produção de insulina, fato que aumenta o teor de glicose no sangue, utilizada para produção de energia em todos os tecidos, quando combinada com oxigênio.

bcaa

Como tomar BCAA corretamente?

Pesquisas indicam que os atletas devem tomar de quatro a oito gramas de BCAA antes dos treinos, e a mesma quantidade depois de encerrá-los. Durante o dia, doses menores podem ser indicadas, para reduzir a perda de massa muscular. Os músculos, afinal, são depósito de energia que podem ser utilizados por todos os sistemas do organismo, no desenvolvimento de suas atividades (respiração, digestão, etc.).

A dose ideal pode ser indicada pelo educador físico. O importante é tomar o BCAA combinado com outras substâncias, como o cromo (que aumenta a absorção de proteínas, além de aumentar a absorção intracelular de aminoácidos livres na corrente sanguínea). As vitaminas B6 e B12 também contribuem para o metabolismo dos aminoácidos. A biotina também auxilia no processamento de proteínas e carboidratos.

Em geral, os suplementos de BCAA são enriquecidos. Basta consultar á embalagem. O importante é saber que o BCCA não faz milagres, como nenhuma outra substância. É preciso manter o programa de exercícios e também uma dieta balanceada, com todos os demais nutrientes para manter a saúde e a qualidade de vida.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *