Auto Confiança na Vida e no Trabalho

O alicerce de todas as técnicas para se conseguir sucesso e produtividade, seja na vida pessoal, seja na vida profissional, é a auto confiança. A auto confiança reside na capacidade em acreditar em si mesmo, em seu potencial, de modo que a crença em seu mérito se dá inicialmente através de seu próprio olhar e se expande para tudo e todos que o cercam. Entre as dicas para ter autoconfiança, especialmente no âmbito do trabalho, destacam-se as seguintes sugestões:

Faça sempre perguntas, ninguém é obrigada a ter entendido tudo ou saber sobre todas as coisas, ao levantar questões todos saberão o quão interessado você está em aprender, em progredir rumo a um profissional melhor. Não guarde a insegurança para você, pergunte.

auto confiança



O segundo pensamento dentro das dicas para se ter auto confiança se refere à aceitação de que todos erram, pois ninguém é perfeito, nesse sentido, você também errará e não deverá se sentir menos capacitado por conta disso, aprenda com seus erros.

A terceira dica para se ter auto confiança no trabalho está relacionada ao seu empenho em superar seus próprios limites, isso se dá, desde que você passe a traçar metas cada vez mais altas e meios viáveis e coerentes de alcançá-las. Faça isso de modo organizado e meticuloso, pois esse é um tipo de planejamento que faz bem à sua confiança, pois, quando alcança-las, se sentirá realmente competente e apto para traçar novas e mais desafiadoras metas.

Uma das mais importantes dicas para se ter auto confiança remete à sua iniciativa de pedir a opinião de seus colegas de trabalho e de seus chefes a respeito da realização de seu trabalho, lembre-se que o feedback desses profissionais pode ser fundamental para que você perceba os pontos positivos de seu desenvolvimento, bem como os aspectos negativos que podem ser aperfeiçoados ou alterados.

Receba as opiniões com a mente aberta e como procedimento extremamente válido para aumentar sua autoconfiança.

A última sugestão entre as dicas para se ter autoconfiança no trabalho se dedica ao fato de você se felicitar sempre por conta dos feitos alcançados: conseguiu cumprir uma meta complicada ou se destacou na empresa com um ideia brilhante? Comemore, pois essa é a resposta imediata à produtividade e à eficiência do cumprimento de suas funções de modo competente e em tempo hábil.

+ Curso relacionado: Curso de Oratória – Como Falar em Público

É válido que você celebre suas vitórias, é uma forma de motivação e da aquisição de resultados futuros ainda melhores, pois, trata-se de um brinde a sua auto confiança.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *