Atividades de Alfabetização para Crianças e Adultos

Para uma boa formação e desenvolvimento ao longo da vida, uma das coisas mais importantes para qualquer pessoa é aprender a ler e escrever. Entra na vida das crianças então a alfabetização, se iniciando no tradicional alfabeto e passando pelas infalíveis dicas para construções de palavras, o eterno “B+A= BA” e assim por diante. Apesar de tradicionalmente ser um processo no qual somos apresentados na infância, tendo o básico ainda na pré-escola e sendo plenamente estudado e finalizado entre o primeiro e segundo ano do ensino fundamental, a alfabetização também pode chegar somente na fase adulta, caso dos que não tiveram oportunidade do estudo correto.

Atividades de Alfabetização

Publicidade



Embora sejam duas fases completamente diferentes da vida, os exercícios e atividades de alfabetização são fundamentais para ensinar uma pessoa a ler e escrever.

Como fazer atividades de alfabetização?

Primeiramente vale lembrar que quanto mais dinâmica e envolvente for a atividade de alfabetização, melhor a mesma será absorvida pelo estudante, seja ele criança ou adulto. A forma de abordagem muda, mas a criatividade deve ser sempre levada em conta, se utilizando de jogos e dinâmicas par atrair o aluno.


Atividades de alfabetização para crianças

O ideal é unir a tradicional técnica do “B + A = BA” com atividades visuais, a memória fotográfica infantil ajuda a estimular o aprendizado, além de ser menos cansativo para a criança. Ou seja, vale juntar a formação silábica com desenhos, fazendo o aluno a formar palavras (mesmo que ele não saiba ainda o que está escrevendo) e ao final da união das sílabas, lá vai estar o desenho, mostrando à criança a palavra que ele formou. Brincadeiras como músicas com as sílabas. O que vale é a criatividade para entreter os pequeninos.

Atividades de Alfabetização para AdultosAtividades de alfabetização para adultos

A idéia de associar imagens à palavras também é válida. A diferença no caso é como esse material é feito. Ao invés de unir o que se escreve com uma imagem muito infantilizada, é aconselhável se utilizar de imagens mais reais. O motivo? Muitas pessoas que buscam a alfabetização depois de uma certa idade se sentem envergonhados e o fato das atividades parecerem muito infantis pode aflorar este sentimento desnecessário de vergonha.

Por isso, a tática é a mesma: se utilizar de imagens e atividades dinâmicas para ajudar na associação silábica e, por consequência, da palavra à imagem.

A sequencia para exercícios de alfabetização segue uma linha: alfabeto, formação silábica, palavras (normalmente segue-se a linha substantivo, adjetivo e verbo) formação de pequenas frases e orações, pequenos parágrafos e pequenos textos, para então ir aprofundando o aluno na leitura.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *