Aprender Idiomas Online e Gratuitamente

Plataforma comunitária para o aprendizado de idiomas online, o Busuu reúne mais de 30 milhões de internautas.

O Busuu, mais que uma escola de idiomas online, é uma rede social. Os usuários não apenas aprendem a língua escolhida (inglês, espanhol, francês, português, alemão, italiano, russo, chinês, japonês, turco e árabe – e a lista está aumentando continuamente), mas também podem ensinar seu idioma nativo para outros internautas. Professores de idiomas também são bem vindos à comunidade.

Busuu é um dialeto originário da República de Camarões (Costa da Guiné, África). De acordo com um estudo antropológico realizado em 1980, apenas oito pessoas na época conseguiam se entender nesta língua. A palavra foi escolhida para batizar o site (www.busuu.com) para preservar os conceitos linguísticos e permitir sua troca entre falantes de outros idiomas.



Para acessar o Busuu, basta cadastrar-se no site (adicionando /pt ao endereço eletrônico, o usuário é dirigido para a página em português) e dar início às aulas. Entre na página de registro e siga as instruções.

busuu

Aprender Idioma Grátis

Criado em 2008, em princípio, o Busuu é um site gratuito. Os cursos se baseiam na classificação do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas e permitem que os alunos virtuais aprimorem seus conhecimentos em quatro níveis de entendimento (principiante I e II e intermediário I e II), cada um com mais de 150 temas (negócios, conversação em hotéis, escolas, restaurantes, etc.).

+ Confira também: Cursos de Idiomas Grátis

É preciso que o computador esteja equipado com microfone e fones de ouvido. Os usuários podem fazer exercícios interativos e baixar aplicativos móveis para utilização em tablets e smartphones para continuar os estudos em qualquer lugar. O site oferece guias gramaticais renomados, como o Collins (inglês) e o Pons (alemão).

A rede social começa a funcionar quando os internautas decidem interagir entre si. É possível conversar por videoconferência com falantes nativos do idioma em aprendizado e também gravar sua própria pronúncia: o site indica os erros e imperfeições da fala.

busuu idioma

O Jardim de Idiomas – Busuu

No “Jardim de Idiomas”, cada aluno virtual tem sua própria árvore, que indica, em seus ramos, os idiomas em aprendizado e o nível de proficiência alcançado. A árvore, que também informa a língua nativa – e a disponibilidade para ensinar (é preciso adicionar os interessados como “amigos”) – pode ser acessada por outros internautas interessados em conversar em outros idiomas.

No jardim, os internautas ganham presentes ao terminar os módulos. Sempre que alguém comete um erro de pronúncia ou sintaxe, surgem insetos que atacam a árvore. Eles só podem ser combatidos quando se alcança a correção linguística. É um incentivo aos estudos, já que os “bugs” podem destruir completamente o jardim.

A Conta Premium

Com uma mensalidade (o custo é baixo), é possível dar continuidade aos estudos depois de completados os quatro níveis gratuitos. Como a interatividade é grande, o número de assinantes pagos tem aumentado ano a ano.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *