Anotações em Aula Facilitam o Estudo, Confira

Entre as mais utilizadas técnicas de estudo e de memorização de conteúdo, está o hábito das anotações, nesse sentido, há algumas dicas que podem aperfeiçoar os procedimentos referentes às anotações da matéria durante a aula.

Entre as qualidades de um bom estudante, tanto a capacidade de desenvolver sua organização como a aquisição de disciplina para os estudos, é fundamental. O fortalecimento da destreza em se fazer anotações rápidas, levando em consideração as informações mais relevantes, a distribuição do conteúdo em palavras-chave e em tópicos, treinando a associação de ideias e conceitos de maneira sinóptica e habilidosa.

anotacoes em aula



Anotações em aula ajudam na hora de estudar

Tenha sempre à mão as ferramentas adequadas para fazer suas anotações. Na mochila de um bom estudante, não faltam cadernos, canetas, lápis ou laptops. Antes de sair de casa rumo à aula, averigue se você está levando todos os materiais necessários para a execução de ótimos resumos.

Recorra à tecnologia sempre que possível. Os avanços tecnológicos estão aí para facilitar a vida dos estudantes, se você tem mais facilidade e habilidade em digitar do que escrever, os computadores móveis são o seu caso. Use seu notebook na sala de aula e obtenha mais êxito na anotação do conteúdo.

Mantenha-se organizado sempre em suas organizações. Ainda que o modo com o qual você faz suas anotações seja variado, é preciso primar pela organização, até mesmo para se orientar melhor sobre sua escrita. A elaboração de frases sem sentido ou a inclusão de lembretes em lugares deslocados, inadequados ou fora do assunto irão te atrapalhar na hora de revisar suas anotações para estudar posteriormente. Foque-se nas principais ideias e nos conceitos mais fundamentais expostos durante a aula, de modo que o seu resumo não fique confuso ou hermético até para você mesmo.

Priorize a anotação das ideias centrais da aula dada.  Não é necessário fazer anotação de tudo o que é dito pelo professor em sala de aula, é bom lembrar que o menos é mais. Sua capacidade de captar as informações mais relevantes e convertê-las em suas anotações apenas facilitará o seu momento posterior de estudo a partir do seu resumo.

Nesse contexto, o êxito de suas anotações interferirá diretamente em suas habilidades de estudo e, por consequência, te renderá boas ou más notas. Assim, boas anotações são aquelas que contêm os fatos mais importantes da aula, dispostos de modo coerente e organizado para que o estudante consiga fazer seu estudo da matéria a partir das anotações.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *