Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Curso, Salário e Informações

Sistemas computacionais são obrigatórios em qualquer empresa. O curso de Análise e Desenvolvimento está em alta, e deve permanecer assim nos próximos anos.

A informatização está cada vez mais presente não apenas na vida das empresas, mas no dia a dia da maioria das pessoas. Os e-mails substituíram as cartas e as intranets – redes internas para a transmissão de dados, com vários níveis de acesso, de acordo com a função do empregado – integram os diversos departamentos, promovendo rapidez e eficiência. Estes são alguns dos fatores que exigem a presença do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas



A função deste profissional é projetar, implementar e analisar sistemas de informação. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresenta aos alunos diversas funções de gerenciamento, mas a ênfase é na criação de sistemas informatizados. Afinal, a principal atividade será a programação de computadores, desenvolvimento de softwares que propiciem melhor aproveitamento dos equipamentos e forneçam maior capacidade de armazenamento de dados, com a velocidade adequada.

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas também deve estar atento à conservação das máquinas, garantindo atualizações, eliminação de arquivos temporários, desfragmentação dos arquivos, para garantir o melhor desempenho. O acesso à internet também precisa ser otimizado, especialmente nos setores que exigem pesquisa ou comunicação com bancos e outras empresas. A proteção ao sistema contra vírus eletrônicos, malwares e trojan horses ainda faz parte das preocupações cotidianas deste profissional.

As tarefas não param aí. O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas precisa estar atento à configuração dos bancos de dados, aos periféricos (scanners, impressoras), estar atento às novidades nas linguagens de programação e nos ambientes operacionais que dão suporte aos aplicativos usados pela empresa. Por fim, precisa conhecer a rotina e os objetivos do seu local de trabalho, para identificar possíveis soluções para eventuais gargalos e problemas.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Existem cursos presenciais e online para esta opção. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi reconhecido pelo Ministério da Educação em 1997. A duração varia entre dois ou três anos. Os candidatos devem possuir bons conhecimentos em matemática e algum domínio sobre sistemas de programação.

A formação acadêmica pode ser complementada com pós-graduações lato sensu (especializações) e stricto sensu (mestrado e doutorado). O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode ainda trabalhar como consultor autônomo ou seguir carreira acadêmica, dedicando-se à docência e à pesquisa.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Mercado de trabalho e Salário na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Quanto mais a tecnologia da informação avança, maiores são as oportunidades para tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Assim, a cada dia aumenta o número de vagas para estes profissionais.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo, o salário inicial de um analista em suporte técnico é de R$ 1.000. A profissão está em alta e as chances de promoções são bastante grandes.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Curso, Salário e Informações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *