A cada ano que passa, o mercado profissional fica mais exigente. Apesar da alta salarial em muitas profissões e a garantia de direitos (como o recente caso dos trabalhadores domésticos), a busca por profissionais qualificados é muito mais frequente do que há alguns anos.

Publicidade

E os trabalhadores sabem disso. Afinal, estes sentem na pele esta exigência quando vão disputar uma vaga de emprego. Porém, apesar de terem noção da necessidade, muitos não possuem condições financeiras de arcar com os custos de um curso profissionalizante.

Para auxiliar este grupo de pessoas, os governos federal, estadual e municipal trabalham, incansavelmente, no oferecimento de cursos gratuitos que, além de profissionalizar os trabalhadores, os encaminhem para o mercado profissional. Além deles, algumas instituições privadas investem em programas de gratuidade, facilitando o acesso aos cursos profissionalizantes. Conheça algumas instituições e programas que oferecem cursos profissionalizantes a custo zero.

Publicidade

senai

Cursos Profissionalizantes Gratuitos do SENAI

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) possui um programa educativo com cursos profissionalizantes gratuitos. O programa, denominado Aprendizagem Industrial, oferece a jovens de todo o país a oportunidade de aprender e se especializar em uma profissão.

Muitas são as áreas de atuação: Alimentos e Bebidas, Automotiva – Mecânica, Construção Civil, Couro e Calçados, Eletroeletrônica – Eletricidade, Gestão e Administração Industrial, Gráficas e Editorial, Metalmecânica, Metalurgia, Refrigeração e Climatização e Têxtil – Vestuário.

Publicidade

Para participar dos cursos que possuem carga horária de 800 horas/aula em média, os candidatos são submetidos à um processo seletivo, o qual é realizado semestralmente e anualmente, dependendo da oferta de vagas.

Mais informações adicionais podem ser obtidas através do endereço http://www.sp.senai.br.

senac gratuito

Cursos Profissionalizantes Gratuitos do SENAC

Sendo uma das principais instituições privadas do país, o SENAC também oferece cursos profissionalizantes gratuitos à população. Como a escola é particular, os cursos gratuitos são ofertados por meio de programas especiais de bolsas de estudo, como é o caso do PSG (Programa SENAC de Gratuidade).

Além de disponibilizar a oportunidade de estudar gratuitamente em uma instituição renomada, o Programa Senac de Gratuidade trabalha fortemente na inserção de seus alunos no mercado de trabalho, por meio dos Bancos de Oportunidades locais.

Os alunos que participam do PSG recebem, gratuitamente, todo o material didático necessário para o curso. Em algumas unidades recebem também uniformes, auxílio alimentação e locomoção até o local das aulas. Para saber quais cursos podem ser cursados através do PSG, basta acessar os sites das unidades SENAC através do site www.senac.br/unidades.aspx.

Mais informações complementares sobre o PSG podem ser encontradas no site do programa: www.senac.br/programas/programa-senac-de-gratuidade.aspx

Estas são apenas duas instituições que disponibilizam cursos gratuitos. Existem muitas opções de escolas e programas espalhados pelo país, como o Programa do governo federal PRONATEC que tem objetivo de qualificar a mão de obra do brasileiro através de cursos profissionalizantes totalmente gratuitos.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *