O Senai Mário Amato, que fica em São Bernardo do Campo, na região do ABC,  foi inaugurado oficialmente no dia 25 de maio de 1991, mas a história da unidade começou bem antes, na década de 1980.

Publicidade

Na época, empresários, associações, professores e demais representantes do segmento industrial discutiam a necessidade de se oferecer cursos de qualificação para a formação de técnicos industriais em Plástico e Química, já que a previsão era este segmento e a oferta de empregos nesta área cresceria nos próximos anos.

Em 1985 foi estabelecido que a região do ABC receberia os novos cursos, e, no mesmo ano,  começou  a construção da Escola Senai Mário Amato em São Bernardo do Campo, um Centro Integrado de Formação Profissional em Cerâmica,  Plásticos e Química.

Publicidade

SENAI Mário Amato

Antes de sua inauguração oficial, em 1981, a escola já começava a receber seus primeiros alunos: depois da finalização da primeira parte da construção, em 1987, o Senai Mário Amato passou a oferecer o Curso Técnico de Plástico, que antes era ministrado na unidade Senai do Tatuapé.

Com isso, três cursos técnicos — química, plástico e cerâmica — passaram a ser oferecidos pela escola Senai Mário Amato, que passou a formar os novos profissionais especializados nestas áreas e a sanar a demanda existente na época.

Publicidade

Senai Mário Amato

No início dos anos 2000 a unidade expandiu seu leque de cursos, passando a oferecer também  o Curso Superior de Tecnologia Ambiental. Os novos profissionais formados são capacitados para realizar o controle ambiental em processos produtivos, visando atenuar os impactos ambientais em nosso planeta por conta da atividade industrial. No segundo semestre de 2003, o MEC reconheceu o curso como Curso Superior de Tecnologia Ambiental Industrial, com menção A.

O Senai Mario Amato surgiu para atuar em um setor específico da industria, mas acabou expandindo o seu campo de atuação para outras áreas, consolidando-se como Centro de  Referência em  Química, Materiais e Meio Ambiente.

Cursos Senai Mário Amato

Abaixo, confira alguns cursos disponíveis na instituição. Para ver a lista completa, acesse o site.

  • Ferramenteiro de moldes para plásticos
  • Técnico de plásticos
  • Técnico de cerâmica
  • Técnico de química
  • Curso Superior de Tecnologia em Processos Ambientais
  • Curso Superior de Tecnologia em Polímeros
  • Gestão de Controles Ambientais
  • Gestão Ambiental

O Senai Mário Amato fica na Avenida José Odorizzi, nº 1555, no Bairro Assunção, em  São Bernardo do Campo, São Paulo. Para tirar dúvidas sobre o trabalho da unidade ou buscar outras informações basta ir até a sua sede ou acessar o site: http://www.sp.senai.br/meioambiente.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *