O inglês está entre os idiomas mais falados do planeta. Se você quer ser um profissional bem preparado para o mercado ou se virar bem durante viagens ao exterior, saiba que é mais do que recomendado aprender esta língua. Atualmente, independente da área de atuação, praticamente todas as empresas requisitam fluência e boa escrita em inglês dos seus funcionários.

Publicidade

A maioria das pessoas recorre aos cursos para aprender inglês. Porém, também há aqueles que desenvolvem os próprios métodos para conhecer e dominar este idioma como, por exemplo, praticar ouvindo músicas e assistindo filmes. Sem dúvidas, esta é uma alternativa bastante divertida e dinâmica, mas será que realmente funciona? Para desvendar este mistério, nós iremos trazer aqui, informações sobre a possibilidade de aprender inglês apenas com músicas e filmes. Confira abaixo:

aprender inglês com música

Publicidade

Sim, Músicas e Filmes Ajudam a Aprender Inglês!

A possibilidade de aprender inglês ouvindo música e assistindo filmes neste idioma é algo que vem sendo discutido há muitos anos e que divide opiniões. Porém, recentemente estudiosos realizam uma estudo, onde pessoas que falavam outros idiomas foram condicionadas a praticar estas atividades com a finalidade de aprendizagem, onde ficou comprovado que é possível.

Mas, vale ressaltar que este processo de aprendizagem é mais demorado, sendo necessário haver um esforço repetido, onde tem-se ouvir a palavra, assimilar a sua pronúncia, escrever para desenvolver a escrita e posteriormente buscar o significado. Além disso, o estudo também aponta que a pessoa deve adotar um método adaptado as suas necessidades e nível de desenvolvimento.

Dicas para aprender inglês ouvindo música

Ouça músicas de todos os estilos:

Publicidade

Ouvir música por si só já é uma atividade muito prazerosa e ela também pode te ajudar a aprender inglês. Primeiramente, selecione as músicas dos cantores que mais gosta. Uma questão interessante e que ser levada em consideração nesta etapa é optar por estilos musicais diferentes como, por exemplo, blues, pop, rock and roll e rap, pois cada uma das suas categorias possui as suas particularidades e expressões.

Transcreva a música:

Em primeiro lugar, ouça a musica, pelo menos, três vezes, de modo a assimilar as palavras com calma. Se for necessário, dê pause para entender o que está sendo dito. Na sequência, pegue papel e caneta para transcrever tudo o que você ouviu. Feito isso, compare esta letra com a original e corrija os seus erros. Depois, é só ouvir a música com a letra correta.

Esteja atento aos chunks:

Os chunks são sentenças e expressões, palavras que normalmente não se aprendem nos cursos e apostilas de inglês, pois elas surgem e vão se modificando de acordo com o desenvolvimento linguístico de cada país e comunidades. Neste caso, uma boa dica é focar nas combinações das palavras e não somente nos termos isolados, pois do contrário eles podem não ter sentido.

Não dê tanta importância para as regras gramaticais:

Se você quer aprender inglês ouvindo música, então, é indicado não dar tanta importância para as regras gramaticais, pois os compositores não escrevem músicas levando-as em consideração, dando mais relevância para o ritmo, tempo e cadência.

Porém, se você tiver dúvidas, o ideal é analisar as sentenças como um todo, certificando-se de que estão coesas. É comum haverem erros propositais, sendo possível identificá-los e aprender qual seria a maneira correta.

Foque na pronúncia:

Um dos pontos positivos de aprender inglês com música é o fato de ser um método mais eficaz para assimilar a pronúncia das palavras. Primeiramente, o ideal é focar na pronúncia individual de cada termo, quando tiver aprendido, é indicado passar a aprender o som conjunto das palavras, buscando se aproximar da sonoridade das expressões.

aprender inglês com filmes

Dicas para aprender inglês assistindo filmes

Preste atenção na pronúncia e tradução das palavras:

Para aprender inglês assistindo filmes pode-se usar praticamente as mesmas dicas dadas para as músicas. Selecione filmes que você gosta, depois os assista com legenda, o que permite com que a pronúncia e a tradução das palavras sejam assimiladas ao mesmo tempo.

Se não compreender o que foi dito, use o controle para voltar a cena até compreender o que está sendo dito. Além disso, também tenha sempre do seu lado uma caneta e lápis para anotar as expressões que lhes são desconhecidas, depois pesquise sobre elas para compreender os significados.

Conclusão:

É possível aprender inglês com músicas e filmes, porém, trata-se de um método mais demorado e que requer muito treinamento para se obter um aprendizado eficaz.

+ Leia também: Como Ficar Fluente em Inglês? Curso de Conversação em Inglês

+ Outra leitura: Melhores Cursos de Inglês no Brasil

Similar Posts

One Comment

  1. Sim é possível, tenho 01 filho de 03 anos que fala muitas coisas em ingles, só de assistir e escutar desenhos em ingles..sabemos que quanto mais cedo começar melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *