Windows 8 – Novidades, Informações e Como Baixar

A nova interface Metro do Windows 8, desenvolvida especialmente para tablets e smartphones, facilita o acesso. A tela inicial foi dividida em blocos de programas, pastas, imagens, sites e contatos, sempre atualizados com as informações mais recentes. A nova apresentação permite maior rapidez na abertura de arquivos, tanto para quem usa mouse e teclado, como para quem tem um equipamento com tela sensível ao toque.

Com o lançamento do Windows 8, a Microsoft inaugura uma nova loja virtual: a Windows App Store. O atalho também fica na tela inicial e é possível baixar aplicativos de notícias, esportes, culinária, imagens, música, etc. Muitas opções são gratuitas e o novo sistema operacional integra o programa Xbox Music, para o download de músicas e videoclipes.

A área de trabalho, com ícones personalizáveis, pastas e barra de tarefas, foi mantida na nova versão do Windows, com alguns avanços. Diversos sites especializados estão elogiando a simplificação ao acesso a arquivos e softwares e a maior rapidez na alternação entre aplicativos.



Windows 8

Instalando o Windows 8

O Windows 8 pode ser comprado com os arquivos compactados num DVD, ou baixado diretamente do site da Microsoft (www.microsoft.com). O preço praticado está por volta de R$ 260. A aquisição do sistema original permite ao usuário receber atualizações constantes não apenas do SO, mas também do Windows Defender (antivírus) e do Windows Firewall (restrição de acessos).

+ Oferta exclusiva para visitantes do CursoGratisOnline

Microsoft Windows 8 Pro – Versão de Atualização + Microsoft Office Home & Student 2010

Word/Excel/Power Point/One Note com 3 Licenças Oficiais Grátis!

Esse combo especial com 40% de Desconto, quer? Pegue aqui seu cupom e compre agora mesmo!

A instalação é simples e, em computadores com Windows 7, não é necessário fazer backup dos arquivos (confira o Assistente de Atualização). Todas as configurações – papel de parede, descanso de tela, fonte e tamanho dos ícones – são mantidas após o download do Windows 8. A transferência de dados pode ser lenta, entretanto, em computadores menos potentes: são 3,4 GBytes.

É possível utilizar o Windows 8 gratuitamente por um período, para determinar se o sistema é realmente útil e eficiente para as necessidades do usuário, obtendo uma cópia de avaliação do Windows 8 Enterprise no site da Microsoft. É preciso fixar um ponto de restauração, para restaurar ao sistema anterior: ao fim de 90 dias, o prazo de testes expira e o computador é desligado 60 minutos depois de iniciado.

Outros programas de antivírus, limpeza de disco, navegação na internet, etc., que estejam instalados no computador, precisarão ser atualizados, para continuar rodando de forma adequada.

Atenção: quem tem uma cópia pirata do sistema operacional instalada no computador precisa adquirir o DVD: para baixar o Windows 8 do site, a Microsoft exige o número serial da versão anterior. A medida foi tomada para evitar fraudes contra o sistema de verificação digital da empresa.

Novidades no Windows 8

Com o Windows 8, ficou mais fácil transferir arquivos para os discos virtuais, como o Webdrive (da Microsoft) ou o disco Google. É possível manter um ícone na tela inicial, facilitando o trabalho. Também é possível instalar programas no computador sem baixar os arquivos fisicamente, aumentando o espaço no disco rígido.

Com imagens, textos, documentos, músicas e vídeos gravados na nuvem, é possível acessá-los de qualquer computador, tablet ou smartphone, usando a senha do MSN Messenger, do Google ou do Firefox.

Windows RT

O Windows RT

A Microsoft lançou uma nova versão do Windows, que só pode ser instalada em computadores novos, ainda sem sistema operacional: o RT. Com as mesmas características do Windows 8, o RT é indicado para notebooks e tablets equipados com baterias de longa duração.

O pacote RT é integrado com o Microsoft Office Home & Student 2013, que reúne o Word, Excel, PowerPoint e One Note, entre outros. O Windows RT funciona apenas com aplicativos baixados das Windows App Store e, portanto, não é indicado para quem trabalha com computação gráfica, utilizando programas da Corel e da Adobe.

Trata-se de uma opção para quem quer estar sempre conectado e leva seu computador para todos os lugares: o sistema roda programas de comunicação, transferência de imagens, áudio e vídeo, envio de e-mails e também o Skydrive. Além disto, permite a confecção e personalização de textos e planilhas.

A inicialização do Windows 8

Umas das inovações do sistema é a animação na abertura de softwares. É um recurso bastante simpático, mas pode tornar-se um problema em computadores mais lentos, ou quando é necessário urgência para abrir um arquivo.

Para desabilitar esta função, basta clicar em “Iniciar” e “Executar” (ou digitar simultaneamente as teclas Windows e “R”), escrever sysdm.cpl e dar “ok”. Será aberta a janela “Propriedades do Sistema”. Na aba “Avançado”, clica-se em “Desempenho” e “Personalizar”.

Em seguida, basta desmarcar a opção “Animar os controles e elementos do Windows”, “Aplicar” e “ok”. As animações serão desabilitadas e o computador funcionará mais rapidamente.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *