Via Rapida – Emprego, Cursos e Informações

Cursos Gratuitos // Informações, Utilidade Pública // Via Rapida – Emprego, Cursos e Informações



No Brasil é possível notarmos crescimento das classes C e classes menos favorecidas que, com a ajuda de programas do governo, como é o caso do Programa Via Rápida, conseguem qualificação através de diversos cursos gratuitos oferecidos. Lançado pelo governador de São Paulo em 2011, o Via Rapida Emprego oferece cursos gratuitos de qualificação profissional com objetivo de capacitar a população que busca uma vaga de emprego no concorrido mercado de trabalho atual.

Via Rapida

A meta do Via Rápida é oferecer 400 mil vagas até 2014!

Via Rapida Cursos e Emprego

O Programa Via Rápida disponibilizou nos últimos meses cerca de 50 mil vagas em mais de 130 tipos de cursos profissionalizantes diferentes. Todos os esses cursos são considerados cursos rápidos pois possuem uma duração média de 30 a 90 dias e atualmente são oferecidos nas áreas de construção civil, comércio, serviços e indústria, que são os setores que mais crescem

Publicidade

Esses cursos oferecidos pelo Via Rapida auxiliam as pessoas que realmente não possuem condições de pagar por um curso de capacitação de qualidade em uma escola técnica por exemplo para poder entrar no mercado de trabalho. Dessa forma, realizando um curso gratuito Via Rapida, essa pessoa obtém além de capacitação profissional, bons conhecimentos para ter o seu próprio empreendimento caso tenha vontade disso.

Quem pode participar do Via Rápida ?

Todos! Para poder usufruir dos benefícios do Programa Via Rápida SP, é necessário ter a idade mínima de dezesseis anos, ser alfabetizado e residir no estado de São Paulo, sendo que, das pessoas inscritas no programa, haverá um processo de seleção, onde a preferência será para idosos, jovens em busca do primeiro emprego, pessoas com deficiências, pessoas matriculadas na rede pública de ensino, desempregados, pessoas que estão em regime semi-aberto e egressos do sistema penitenciário.

Via Rápida Cursos

São pelo menos 130 cursos diferentes disponibilizados em diversas áreas, tais como, construção civil, comércio, serviços e indústria, para que você escolha o que mais achar interessante para atuar. O Governo de São Paulo anuncia a abertura de 37 mil novas vagas para os cursos gratuitos profissionalizantes do programa Via Rápida.

Conheça agora alguns dos cursos gratuitos existentes e ministrados por intermédio do Programa Via Rápida do governo de São Paulo. Veja a seguir:

  • Ajudante de cozinha;
  • Alimentador de linha de produção;
  • Almoxarife e estoquista (curso voltado também para pessoas com deficiência);
  • Assistente de logística portuária;
  • Atendimento de SAC (curso para idosos);
  • Capacitação de motorista de carga;
  • Corte de confecção e costura industrial tecido plano;
  • Gestão de pequenas propriedades rurais;
  • Garçom;
  • Eletricidade Industrial Básica I;
  • Mecânica básica em motor a diesel;
  • Modelagem e confecção de lingerie;
  • Operador de carga com habilitação em empilhadeira;
  • Montagem, manutenção e redes de microcomputadores;
  • Pedreiro – Assentador de pisos e azulejos, entre outros cursos;
  • Rotinas financeiras.

O interessante é que você acesse o site do Via Rapida e verifique esse e demais cursos. Dessa forma, você poderá ver informações muito úteis de cada um dos mesmos. Acesse: www.viarapida.sp.gov.br

Via Rapida

Saiba que as inscrições para o Via Rápida SP são feitas somente pela internet e por nenhum outro meio. Agora você provavelmente deve estar se perguntando, “E quem não tem computador, muito menos internet. Como faz?” e isso é bastante simples de ser respondido.

+ Artigo interessante: Empregos sem experiência

Acessa São Paulo

Caso você ou seu conhecido, amigo, parente, enfim, não tenha esses recursos, o governo também disponibiliza por intermédio de um outro programa chamado “Acessa São Paulo”, microcomputadores com acesso a internet gratuitamente. São aproximadamente 700 unidades, onde você pode ter acesso a internet, distribuídas em pontos específicos de São Paulo, sem contar as carretas móveis que levam o aprendizado a lugares mais precários.

Para se inscrever é super simples, basta clicar no botão que aparece na parte superior do site “INSCREVA-SE” e você terá que preencher um formulário com informações pessoais. Depois de feito isso, é só esperar ser chamado para fazer o curso escolhido, mediante vagas disponíveis.

Seu formulário será analisado e uma vez que existam vagas, você será notificado por intermédio de uma carta que chegará pelo correio com a data de início do curso.

Via Rapida – Fácil e eficiente

As aulas desse programa são ministradas de segunda a sábado em instituições como SENAI, ETECs, FATECs, SENAC, SENAT, AVAPE e ADEVA, que são instituições parceiras e credenciadas do programa.

Confira algumas das cidades beneficiadas pelo Via Rapida:

Aparecida, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos dos Jordão, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lavrinhas, Lorena, Mogi das Cruzes, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, Santa Branca, Santa Isabel, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos, São Sebastião, Silveiras, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

+ Leia também…

Vale ressaltar que, o programa Via Rápida é tão completo que, o aluno que for aprovado e iniciar o seu curso, receberá todo o material didático e ainda receberá uma ajuda de custo no valor de R$120 para freqüentar as aulas, uma espécie de vale transporte. Além disso, para aqueles que estão desempregados, o programa ainda dá um valor de R$210 mensais.

Não deixe de verificar o site do programa Via Rapida. Essa é uma oportunidade grandiosa para os moradores de SP que desejam se capacitar, em busca de um futuro melhor.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Informações, Utilidade Pública Tags: , , cursos via rapida
Comente no Facebook

1 Comentário sobre "Via Rapida – Emprego, Cursos e Informações"

Participe você também, faça seu Comentário!

  1. viviane cordeiro disse:

    presiso de um curso de mestre de obras

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...