Faculdade de Veterinária – Curso, Profissão e Mercado de Trabalho

Veterinária é a técnica e arte de tratar de animais domésticos e silvestres. A faculdade é uma das mais exigentes.

Quase sempre, é o amor pelos animais que leva muitos adolescentes a optar pela faculdade de Veterinária. No entanto, é preciso pensar bem antes de se decidir: da mesma forma que todas as carreiras da área de saúde, serão muitos os momentos de frustração e perdas em 30 ou 40 anos de vida profissional, e é preciso se preparar muito bem para superá-los.

A principal função de um médico veterinário é prevenir, tratar e acompanhar a evolução da cura de animais. Depois da faculdade, o universitário pode se especializar em animais de pequeno ou grande porte, doméstico, silvestres e também os destinados à pecuária.



veterinario

Faculdade de Veterinária

A faculdade de Veterinária tem duração de dez semestres, cursados, na maioria das instituições, em período integral. Nos dois primeiros anos, as aulas são em maioria teóricas, com disciplinas sobre Biologia, Estatística, Bioquímica, Microbiologia, Anatomia Animal, Imunologia, Produção de Alimentos de Origem Animal, além de metodologia para pesquisa em Veterinária. A partir do 3º ano, as atividades em laboratório são intensificadas. Muitas faculdades exigem estágio ou trabalho de conclusão de curso para encerrar a graduação. Em seguida, tem início a Residência Médica (em clínica ou cirurgia, nas diversas especializações, semelhantes às oferecidas aos concluintes da Medicina humana).

Onde o Veterinário pode Trabalhar?

Além de trabalhar em clínicas e hospitais veterinários, fazendas e parques de exposição, cuidando não apenas da saúde, mas também da nutrição e reprodução dos animais, o veterinário pode atuar na saúde pública, prevenindo e combatendo zoonoses (doenças de origem animal que afetam o homem), na indústria alimentícia, controlando a matéria prima e as tecnologias empregadas na produção e no desenvolvimento, fabricação e comercialização de vacinas, medicamentos e outros artigos para animais.

Outra possibilidade é seguir a carreira acadêmica, pleiteando uma vaga num curso de mestrado stricto sensu, na faculdade em que obteve a graduação ou em outras instituições de excelência, prosseguindo os estudos no doutorado e dedicando-se à pesquisa e docência. Conciliar as atividades da clínica e a sala de aula permite que o veterinário se mantenha sempre atualizado e não se afaste de seus clientes (e os exigentes donos), garantindo uma formação humanística permanente.

veterinaria

Mercado de Trabalho para Veterinários

O mercado de trabalho este saturado durante alguns anos, mas a recuperação econômica e o acesso de milhões de brasileiros à classe C abriu um novo nicho para a atuação dos veterinários. A crescente conscientização sobre os direitos dos animais também vem aumentando a quantidade de clientes. Por fim, na zona rural, a produção pecuária sempre demanda a atuação deste profissional, para garantir a saúde e qualidade dos animais de corte e leite.

O Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado de São Paulo informa que o salário inicial médio é de R$ 3.800 mensais, para uma jornada de trabalho de seis horas diárias.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *