Vale a Pena ser Trainee?

O trainee é um programa oferecido por algumas empresas aos jovens recém-formados, entretanto, pesquisas apontam que mais de vinte por cento das vagas que são oferecidas no mercado de trabalho para participação de processos de trainees não são preenchidas por completo. O Brasil já conta com 180 programas de trainee, cujos ganhos salariais iniciais são, em média, de 3 mil reais.  Saiba mais sobre as vantagens para sua carreira pessoal e profissional em ser um trainee.

vaga de trainee

Trainee se refere a um cargo ocupado por candidatos interessados que ainda estejam cursando um curso superior ou sejam alunos recém-formados em um curso de graduação das faculdades. Com duração de três a cinco anos, é no programa de trainee que o funcionário receberá treinamentos por meio de um tutor e cursa atividades que estejam relacionados à sua carreira.



Esse aluno do trainee não é um estagiário, mas um funcionário que faz parte de um programa especificamente elaborado pela empresa, no final do período de treinamento, o trainee tem a oportunidade de ocupar cargos mais altos, mais relevantes e com salários mais tentadores, como é o caso do gerente sênior.

Cada empresa tem um modo diferente e direcionado para selecionar o candidato que melhor se adapte à vaga de trainee. Geralmente, entre as etapas que fazem parte dos processos seletivos, destacam-se: a avaliação curricular, em que as empresa avaliam o currículo do candidato à vaga de trainee, desse modo, quanto mais os candidatos tiverem se qualificado no decorrer de suas graduações, mais chances eles terão de serem escolhidos; um currículo que mencione atividades em empresas juniores, trabalho voluntário, em centros acadêmicos ou em outros programas oferecidos pela própria universidade já representam um diferencial no currículo profissional do interessado.

Há também a etapa de provas, em que os candidatos têm seus conhecimentos testados, esse tipo de teste pode ser virtual ou presencial. Os assuntos abordados pela prova variaram conforme a vaga que será pleiteada e, geralmente, as provas são de múltipla escolha, e os estudantes têm um determinado tempo para resolvê-las.

Outra parte do processo seletivo é a chamada dinâmica de grupo que representa umas das etapas mais difíceis para os candidatos à vaga de trainee. O seu propósito é o de identificar as características próprias de cada candidato e averiguar quais são os potenciais profissionais que se destacam em cada um e que estejam de acordo com a vaga oferecida pela empresa.

Boa comunicação e senso de trabalho em equipe são manifestações fundamentais nessa etapa. Em seguida, costuma haver uma entrevista individual entre o candidato e seu possível tutor, nessa etapa são observados os conhecimentos, anseios e experiências do candidato. Destaque dos demais candidatos é definitivo nessa fase. E, caso o candidato tenha sido aprovado em todos os quesitos anteriores, ele passará por exames e já estará apto a se tornar um funcionário da empresa.

trainee

Entre as vantagens de se participar dos programas de trainee, estão: a oportunidade de se trabalhar em todos os setores da mesma empresa, tal rotatividade de funções proporciona uma visão ampla do funcionamento da empresa e dá ao funcionário maleabilidade em sua conduta; há melhores chances de crescer na carreira e traz um contato direto e frequente com os chefes de sua empresa.

Já entre as desvantagens, destacam-se: o índice de exigência e de concorrência dos processos seletivos; a exigência de mobilidade e de se estar preparado para essa possibilidade; uma cobrança mais incisiva de resultados por parte da empresa, exigindo maior destaque e esforço por parte de quem pleiteia essa vaga.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *