Unesp Botucatu – Cursos e Informações

Uma das principais universidades públicas do país, a UNESP possui vários campi no interior do Estado.

A UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – de Botucatu oferece os cursos de Medicina, Enfermagem, Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Engenharia Florestal, Biologia, Biomedicina, Física Médica e Nutrição. A UNESP Botucatu foi inaugurada em 1962.

UNESP Botucatu

Unesp Botucatu



A Faculdade de Medicina de Botucatu, além dos cursos de graduação, oferece pós-graduações em Anestesiologia, Bases Gerais da Cirurgia, Fisiopatologia em Clínica Médica, Doenças Tropicais, Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, Patologia e Pediatria e Saúde Coletiva, além dos mestrados profissionalizantes em Biotecnologia Médica e Enfermagem. O hospital-escola da faculdade – Hospital das Clínicas de Botucatu – oferece internatos e residências médicas para os alunos.

Na área veterinária, a UNESP Botucatu oferece especialização em Saúde Animal e pós-graduação (em nível de mestrado e doutorado) Em Cirurgia Veterinária, Clínica Veterinária, Reprodução Animal, Saúde Pública Veterinária e Segurança Alimentar e Zootecnia. O Hospital Veterinário atende à população local, inclusive com aplicações de acupuntura.

Na Faculdade de Ciências Agronômicas, é possível cursar as especializações (lato sensu) em Gestão da Cadeia Produtiva em Biocombustíveis e Ciência e Tecnologia de Alimentos e os mestrados em Agricultura, Energia na Agricultura, Horticultura, Irrigação e Drenagem, Proteção de Plantas e Ciência Florestal, área que também disponibiliza o curso de doutorado.

A faculdade possui três fazendas experimentais, localizadas na zona rural de Botucatu, para o aprendizado prático, e também administra o Museu do Café, uma das atrações turísticas da cidade e sedia o Projeto Juniores, que visa à instrumentalização dos alunos para o empreendedorismo e a inserção no mercado de trabalho.

No Instituto de Biociências, as opções de especialização são Formação de Educadores Ambientais e Microbiologia Médica, o mestrado em Biometria e mestrados e doutorados em Biologia Geral e Aplicada, Botânica, Farmacologia, Genética e Zoologia.

Além de Botucatu, a UNESP mantém campi em Assis, Araraquara, Araçatuba, Bauru, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José dos Campos e São José do Rio Preto, além dos campi experimentais de Itapeva, Ourinhos, Registro, Rosana, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

As inscrições para o vestibular da UNESP ocorrem geralmente entre outubro e novembro de cada ano, e os exames são prestados no início do ano letivo. Trata-se de um dos processos seletivos mais concorridos do país. A universidade não utiliza as notas obtidas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – na seleção de novos alunos.

Todas as informações para alunos e candidatos podem ser obtidas no site www.unesp.br, inclusive notícias sobre congressos, estágios, o programa de educação a distância, etc. Vale a pena conferir.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *