Tudo sobre Web Design – Informações e Profissão

A internet está presente em todas as situações. É um meio de comunicação, informação, lazer, estudos e trabalho. A rede mundial de computadores se expande a uma velocidade impressionante. Mais de 80 milhões de brasileiros conectam-se regulamente, em casa, no trabalho ou em lan houses. Mas para que isto seja possível, é preciso que alguém construa e atualize os sites: este é o dia a dia de quem atua com web design.

O web design é uma variedade do design propriamente dito: é preciso ter noções de arte, estética, proporção, teoria das cores, etc., para que o site fique convidativo. Mas não basta apenas isto: o web designer precisa conhecer programação, arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade, para que as páginas eletrônicas funcionem com eficiência.

Apesar da construção das páginas ser responsabilidade de outro profissional – o web master –, o web designer precisa ter boas noções deste processo, para garantir o máximo êxito na diagramação, inserção de fotos, gráficos, tabelas, etc. para tanto, é necessário o domínio de vários programas de informática.



Além dos aspectos técnicos da profissão, o web designer deve também conhecer o seu público alvo – a quem o site é prioritariamente dirigido – e também o cliente que contrata a prestação deste serviço.

Web Design

Curso de Web Design Grátis

O curso de web design grátis é indicado para quem pretende criar os sites, com opções que variam ao infinito: são revistas, jornais, rádios, páginas de jogos, livros e apostilas virtuais técnicos e didáticos, prospectos de viagens, catálogos de compras e até mesmo uma loja de departamentos com dezenas de produtos, ofertas e promoções. O profissional precisa criar layouts que facilitem a navegação com objetividade, permitam que o usuário encontre o que procura, para garantir a fidelização do leitor ou consumidor.

No curso de web design, o estudante estuda os programas de construção dos sites, aprendendo linguagens de marcação, como HTML, XHTML e XML, linguagens de folhas de estilo, como CSS e XLS e algumas formas de script (a maneira de inserir as informações nas páginas), como Java, PHP e ASP.

Também são abordados os programas de computação gráfica, como o Adobe Photoshop, para tratamento de imagens, Illustrator e Fireworks, para gerar imagens, Dreamweaver, para trabalhar com as linguagens de marcação, e Corel Draw, para imagens vetorizadas. Estes programas oferecem precisão e facilidade para a elaboração das páginas.

Web Design

Mercado de Trabalho do Web Designer

Um web designer, mesmo sem experiência, dificilmente fica desempregado. Um número cada vez maior de sites surge a cada dia e as empresas precisam de profissionais competentes e criativos, que podem atuar em agências de propaganda e eventos, editoras de livros, jornais e revistas, emissoras de TV, etc. Grandes empresas também precisam do web designer para manter seus sites e todas as redes varejistas mantêm lojas virtuais.

É possível trabalhar também em órgãos públicos, especialmente com a ampliação da necessidade de transparência por parte dos gestores governamentais, em que é preciso oferecer aos contribuintes informações sobre compras, licitações, construções e até mesmo o salário dos servidores. Para tanto, é necessária a presença do web designer.

Para se oferecerem como candidatas, as pessoas que fazem o curso de web design podem gravar os trabalhos realizados como experiências práticas durante as aulas; com isto, terão um portfólio eletrônico para ser avaliado nas entrevistas de emprego.

O salário inicial, em média, está em torno de R$ 1.200, pago aos assistentes de arte. No entanto, os valores variam muito, em função do porte da empresa e da região em que está instalada.

Web Design

Designers profissionais, continue se especializando

Uma vez feito o curso de web design e estar inserido na área, o profissional pode se especializar com dezenas de cursos virtuais e presenciais, pagos e gratuitos, em diferentes segmentos: outros programas de computação gráfica (como o Adobe Flash, que aumenta a interatividade do usuário com o site, permitindo que ele navegue com intuitividade e facilidade), programas de linguagem de informática, além de seguir sempre ampliando os conhecimentos em fotografia, ilustração e animação.

+ Leia também: Web Design – A Profissão que alia Informática e Criatividade

Diversas faculdades oferecem o curso tecnológico de web design, realizado em quatro ou cinco semestres. Outras áreas de nível superior podem ser interessante ao web designer: é o caso, por exemplo, de programação visual, rádio e TV, artes plásticas, dependendo da especificidade do profissional.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *