Tudo sobre o ENEM 2012 – Resultados e Informações

O Exame Nacional do Ensino MédioENEM –, que avalia estudantes concluintes do 3º ano foi realizado nos dias 3.11 (provas de ciências da natureza – física, química e biologia – e ciências humanas – filosofia, história, geografia e sociologia) e 4.11 (redação, provas de linguagens – português, língua estrangeira, literatura e artes – e matemática) por mais de 4,17 milhões de alunos, de um total de mais de 5,7 milhões de inscritos. A abstenção atingiu 27,9%.

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –, que é vinculado ao Ministério da Educação, divulgou os gabaritos nos dias imediatamente posteriormente aos da aplicação das provas. O número de acertos, no entanto, não define a nota final dos estudantes, já que o peso de cada questão varia de acordo com o nível de dificuldade.

De acordo com o cronograma do exame, a lista de classificação será publicada no dia 28.12.2012.



ENEM

A redação do ENEM 2012

O tema da redação do ENEM 2012 – o movimento imigratório no século XXI – dividiu professores e especialistas em educação. Parte dos consultados pela imprensa afirmou que o tema é difícil e pode ter prejudicado muitos estudantes que não estão familiarizados com a leitura de jornais e revistas, nem acompanham jornais televisivos.

Além disto, a proposta para a redação, que trazia textos sobre a migração de haitianos para o Brasil, a questão dos bolivianos no mercado de trabalho brasileiro, além de menções sobre a imigração nos séculos XIX e XX, poderia dar margem à emissão de posições preconceituosas e negativas.

Para outros especialistas, no entanto, o tema foi bastante adequado, reflete a posição do MEC em alterar a proposta de reestruturação do ensino médio, com maior integração entre as áreas de ensino. Além disto, o tema teria possibilitado aos alunos abordar diferentes nuances da imigração: o empobrecimento do Haiti durante a longa ditadura, os efeitos devastadores dos furacões caribenhos, etc.

O ENEM e as redes sociais

Na quinta-feira anterior aos exames, circulou no Twitter, sob a hashtag #ENEM2012 cancelado, o boato de que a aplicação das provas havia sido cancelada. A informação só foi retirada no sábado. O ministro da Educação informou que a Polícia Federal está investigando o caso, enquanto o Ministério da Justiça avalia se é possível enquadrar os responsáveis (caso sejam identificados) na lei sobre fraudes em concursos públicos.

Já se sabe que o boato partiu da região de Campinas (SP). Não há como mensurar se e quantos estudantes se abstiveram em função da falsa informação.

Um fato curioso: ao menos 65 estudantes foram desclassificados por fotografar o gabarito das provas e postar as imagens em redes sociais. Mais um caso que demonstra como as pessoas se expõem desnecessariamente no Facebook e em outras redes e correm riscos ou são prejudicadas.

Regulamento omisso

Uma estudante grávida de Sidrolândia (MS) não conseguiu terminar as provas. Ela entrou em trabalho de parto pouco depois de entrar na sala de aula e deu à luz no banheiro da escola, assistida por uma auxiliar de enfermagem que atuava na fiscalização do exame.

O regulamento do ENEM não prevê estes casos. O ministro da Educação afirmou que a jovem poderá prestar o exame nos dias 4 e 5 de dezembro, quando as provas serão aplicadas para candidatos em estabelecimentos prisionais e instituições de internação de adolescentes infratores.

ENEM

Seleção para universidades através do ENEM

A nota obtida no ENEM é usada no processo de seleção das universidades federais. Um grande número de instituições públicas e privadas também usa o desempenho no ENEM como etapa classificatória, conferem bônus de acordo com a nota obtida ou simplesmente substitui o vestibular pela prova oficial.

É o caso das instituições que aderiram ao SiSU – Sistema de Seleção Unificada. Diversas universidades públicas já aderiram ao sistema, que classifica os candidatos de acordo com as notas obtidas no ENEM para os cursos universitários. Em outras instituições, os alunos podem escolher entre fazer o vestibular tradicional ou concorrer às vagas com sua nota no ENEM.

Os estudantes cadastrados podem modificar suas opções de carreira, de acordo com o desempenho no exame e as notas de corte para a admissão à universidade. Quem obteve resultados ruins pode alterar sua opção para um curso menos concorrido, aumentando suas possibilidades. Os critérios de desempate também se baseiam nas notas (nas carreiras de exatas, o peso maior é dado às notas de matemática e ciências da natureza, e assim por diante).

O PROUNI – Programa Universidade para Todos – oferece bolsas de estudos em faculdades e universidades particulares para estudantes sem recursos e também adota a classificação do ENEM.

Todas as informações sobre o ENEM, o SiSU e o PROUNI podem ser obtidas no site do MEC: www.portal.mec.gov.br


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *