Trabalhos Temporários de Final de Ano

Eles são uma porta aberta para a inserção no mercado de trabalho: empregos temporários de fim de ano.

Mais de 160 mil vagas devem ser abertas neste fim de ano para empregados temporários. Na média anual, 15% dos contratados são efetivados em seus postos de trabalho. Empregos temporários de final de ano são uma oportunidade de retorno para desempregados, para quem procura o primeiro trabalho na vida – e, portanto, não tem experiência e enfrentam dificuldades quando distribuem currículos pelas empresas – e também para quem quer juntar um dinheirinho para as férias de verão (normalmente, jovens universitários que pretendem viajar em janeiro ou fevereiro).

empregos temporários



Trabalhos Temporários de Final de Ano

A maior parte das oportunidades de empregos temporários de verão está no comércio – na maior parte oferecidas para pessoas entre 18 e 29 anos –, com vagas para vendedores, operadores de caixa, estoquistas e repositores, mas a indústria também acelera suas linhas de produção para atender à demanda e concentra 30% do total de ofertas. As vagas podem ser obtidas a partir de outubro e as contratações são verificadas até as vésperas das festas de fim de ano.

Parte das vagas está concentrada no setor de turismo. Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio e Indústria, projeta a abertura de 33 mil vagas em todo o país, na maior parte concentradas em hotéis, restaurantes, bares, produtoras de eventos e agências de viagens.

Os candidatos podem entregar seus currículos diretamente nas empresas, a partir de uma consulta em cadernos de classificados de empregos, ou cadastrá-los em sites especializados. Outra opção é procurar o Centro de Atendimento ao Consumidor (administrados pelos governos de Estado) ou, em alguns Estados, como São Paulo, acessar o site Emprega: www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

trabalhos temporários

Capacitação Profissional

De acordo com o SINE – Sistema Nacional de Emprego –, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, a média salarial dos trabalhadores temporários é de R$ 975, um acréscimo de 2012 no ano passado. O SINE capacitou empregados através de um sistema de orientação profissional, serviço que funciona durante o ano todo, em todas as unidades da federação.

Cursos ajudam na hora da efetivação, confira nossa relação de cursos online com certificado, aqui: www.cursogratisonline.com.br/cursos-online-com-certificado

No entanto, as contratantes não exigem experiência anterior para os empregos temporários de verão. A maioria das empresas requer o ensino médio completo e treinam seu próprio pessoal para as atividades. Mesmo assim, quem procura vagas no comércio pode procurar cursos de técnicas de vendas e inter-relacionamento pessoal. Existem muitas opções disponíveis na internet, inclusive gratuitas.

Efetivação do Emprego Temporário

Para conseguir manter a vaga – elas ficam disponíveis até janeiro, especialmente no comércio: é o período de trocas e devoluções – é importante manter uma boa postura profissional. Assiduidade, pontualidade, passar longe das rodinhas de bate-papo com os colegas no horário de expediente, são pontos fundamentais.

+ Confira: Emprego Temporário – Como Ser Efetivado

Lembre-se o empregado temporário, mais que os efetivos, está sendo constantemente avaliado pelos chefes. O atendimento aos clientes, a disposição para conhecer as mercadorias em estoque, a rapidez e eficiência ao trazer os produtos pedidos e a proatividade são fundamentais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *