Trabalhos Temporários de Final de Ano

Eles são uma porta aberta para a inserção no mercado de trabalho: empregos temporários de fim de ano.

Mais de 160 mil vagas devem ser abertas neste fim de ano para empregados temporários. Na média anual, 15% dos contratados são efetivados em seus postos de trabalho. Empregos temporários de final de ano são uma oportunidade de retorno para desempregados, para quem procura o primeiro trabalho na vida – e, portanto, não tem experiência e enfrentam dificuldades quando distribuem currículos pelas empresas – e também para quem quer juntar um dinheirinho para as férias de verão (normalmente, jovens universitários que pretendem viajar em janeiro ou fevereiro).

Publicidade



empregos temporários

Trabalhos Temporários de Final de Ano

A maior parte das oportunidades de empregos temporários de verão está no comércio – na maior parte oferecidas para pessoas entre 18 e 29 anos –, com vagas para vendedores, operadores de caixa, estoquistas e repositores, mas a indústria também acelera suas linhas de produção para atender à demanda e concentra 30% do total de ofertas. As vagas podem ser obtidas a partir de outubro e as contratações são verificadas até as vésperas das festas de fim de ano.


Parte das vagas está concentrada no setor de turismo. Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio e Indústria, projeta a abertura de 33 mil vagas em todo o país, na maior parte concentradas em hotéis, restaurantes, bares, produtoras de eventos e agências de viagens.

Os candidatos podem entregar seus currículos diretamente nas empresas, a partir de uma consulta em cadernos de classificados de empregos, ou cadastrá-los em sites especializados. Outra opção é procurar o Centro de Atendimento ao Consumidor (administrados pelos governos de Estado) ou, em alguns Estados, como São Paulo, acessar o site Emprega: www.empregasaopaulo.sp.gov.br.

trabalhos temporários

Capacitação Profissional

De acordo com o SINE – Sistema Nacional de Emprego –, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, a média salarial dos trabalhadores temporários é de R$ 975, um acréscimo de 2012 no ano passado. O SINE capacitou empregados através de um sistema de orientação profissional, serviço que funciona durante o ano todo, em todas as unidades da federação.

Cursos ajudam na hora da efetivação, confira nossa relação de cursos online com certificado, aqui: www.cursogratisonline.com.br/cursos-online-com-certificado

No entanto, as contratantes não exigem experiência anterior para os empregos temporários de verão. A maioria das empresas requer o ensino médio completo e treinam seu próprio pessoal para as atividades. Mesmo assim, quem procura vagas no comércio pode procurar cursos de técnicas de vendas e inter-relacionamento pessoal. Existem muitas opções disponíveis na internet, inclusive gratuitas.

Efetivação do Emprego Temporário

Para conseguir manter a vaga – elas ficam disponíveis até janeiro, especialmente no comércio: é o período de trocas e devoluções – é importante manter uma boa postura profissional. Assiduidade, pontualidade, passar longe das rodinhas de bate-papo com os colegas no horário de expediente, são pontos fundamentais.

+ Confira: Emprego Temporário – Como Ser Efetivado

Lembre-se o empregado temporário, mais que os efetivos, está sendo constantemente avaliado pelos chefes. O atendimento aos clientes, a disposição para conhecer as mercadorias em estoque, a rapidez e eficiência ao trazer os produtos pedidos e a proatividade são fundamentais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *