Trabalho em Equipe – Vantagens, Como Motivar e Informações

Não é segredo para ninguém: o trabalho em equipe é fundamental para o funcionamento de qualquer grupo, seja um trabalho de escola, até mesmo uma empresa. O que poucos podem dar valor é que o individual também ganha, e muito, quando se pensa no coletivo. Isso mesmo. Por mais que algumas pessoas possam achar que gastar parte do tempo para contribuir com outros setores ou funções é uma grande perda de tempo e atraso para seu próprio trabalho, na verdade a coletividade aca fazendo todos saírem ganhando.

Além de ser uma característica que ajuda a empresa em funcionar melhor e em maior harmonia, a capacidade para lidar bem em trabalhos conjuntos é cada vez mais valorizada no mercado de trabalho. A questão do trabalho em equipe não quer dizer deixar de cumprir sua função e fazer algo que é de dever para outra pessoa, mas na verdade é realizar sua tarefa unido aos demais setores em prol de um objetivo positivo para a empresa.

Trabalho em Equipe



Trabalho em Equipe

O trabalho em equipe requer enxergar além de várias pessoas trabalhando juntas dentro de um ambiente, como em uma linha de produção que não existe. É preciso compreender que equipe é aquela que luta unida para que o resultado seja positivo, ou seja, se um perder, todos perdem, mas se a vitória acontecer, a conquista também é de todos. É importante, por tanto, que haja sempre um objetivo em comum, mas com planos de metas coletivos.

É natural que em toda equipe exista um líder, alguém capaz de unir as forças dos demais trabalhadores buscando sempre o resultado positivo. Esse líder tem que saber lidar com pressões, porém mais do que isso, deve saber lidar com pessoas, afinal, para se tornar um líder, é preciso estar um passo a frente dos demais, sabendo amenizar os conflitos para minimizar efeitos negativos nas metas. Por isso é importante alguém com espírito de liderança, sempre que o trabalho em equipe estiver em ação.

O fato de existir um líder não diminui nem menospreza os demais participantes do trabalho. Uma empresa é como o complexo funcionamento de um relógio: apesar de algumas peças maiores e de maior importância, cada pequena engrenagem se faz necessária para que os ponteiros girem e o relógio faça sua função. Se uma pequena engrenagem deixa de funcionar, todo o sistema para. Por tanto, cada funcionário dentro de um projeto é de vital importância.

Para finalizar o trabalho em equipe nos faz refletir que, apesar de cada um de nós termos seu brilho e inspiração própria para executar nossas tarefas, é necessário que o conjunto funcione para não ofuscar nosso talento.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *