Termos Técnicos de Enfermagem

Seja de formação técnica ou acadêmica, o enfermeiro é um profissional da saúde especializado em cuidar dos pacientes, assistindo-os e aos médicos responsáveis sempre que forem solicitados e estiverem aptos para tal. A enfermagem é um curso bastante visado entre os aficionados pela área médica, hospitalar e da saúde como um todo. Os enfermeiros formados são profissionais de confiança e devidamente preparados e conhecedores de suas atividades, bem como de todos os procedimentos e termos técnicos da enfermagem em sua atuação. Esse é tipo de treinamento e aprendizado específico que recebem em sua formação.

enfermagem termos tecnicos

Termos técnicos de enfermagem

Como braço direito dos médicos e componentes essenciais das equipes de atendimento dos hospitais, os profissionais da enfermagem são aqueles que se responsabilizam pela vigília da saúde dos pacientes, sua integridade e assistência física e psicológica, do modo mais humanizado possível. O enfermeiro, munido de seu conhecimento em procedimentos e termos técnicos da enfermagem em todas as especializações médicas, atua como um integrador entre todos os profissionais da saúde que ali trabalham, de modo a unificar e facilitar a comunicação no ambiente de trabalho.



Entre as várias habilidades e capacidades do profissional da enfermagem, os enfermeiros se destacam pelo domínio e pela facilidade de identificação e de aplicação de termos técnicos da área que geralmente são encontrados em medicina e na enfermagem. Com isso, tornam-se habilitados para a execução de diagnósticos mais precisos, leitura de exames clínicos e laboratoriais e a associação entre as manifestações sintomáticas dos clientes, sua descrição adequada e a identificação da possível enfermidade de maneira mais assertiva e menos leviana possível.

tecnico enfermagem

Em linhas gerais, os termos técnicos de enfermagem são recorrentemente utilizados por técnicos e auxiliares de enfermagem, por enfermeiros, por acadêmicos de medicina e por residentes de atuação nos hospitais. São inúmeros os termos adotados, é possível encontrar diversos dicionários e manuais apenas dedicados a nomeá-los, de modo que, conhecê-los e seus significados compõem um aprendizado essencial para a plena atuação dos profissionais dessa área.

+ Confira também: Faculdade de Enfermagem – Tudo a Graduação

Da letra a até a letra z, do termo “abcesso” ao termo “vertigem”, por exemplo, os termos técnicos da área da saúde e mais especificamente da enfermagem se referem a expressões destinadas à descrição de assuntos relacionados à saúde e ao quadro clínico de pacientes. Na verdade, essas expressões são primordiais e facilitadoras para a atividade dos enfermeiros.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *