Temas da Redação do ENEM 2012

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – é utilizado para a autoavaliação dos formandos do ensino médio, para que possam capacitar-se a bolsas do PROUNI – Programa Universidade para Todos – do governo federal; além disto, as notas são utilizadas na seleção de diversas universidades federais e nos vestibulares de instituições de ensino públicas e privadas.

Redação do ENEM

Temas da Redação do ENEM 2012

De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, subordinado ao Ministério da Educação), a redação do ENEM visa demonstrar domínio da língua escrita, selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, intervir no problema abordado, respeitando os direitos humanos, demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado.



Como funciona a avaliação das redações do ENEM?

Atualmente, cinco avaliadores corrigem as redações, e são desprezadas a maior e menor notas obtidas. Cada item da avaliação vale até 200 pontos, portanto o estudante pode acrescentar até mil pontos à nota final do ENEM. Vale a pena tratar a redação com o carinho que ela merece.

Quais serão os temas da redação do ENEM 2012 ?

Professores de nível médio e de cursinhos pré-vestibulares acreditam que o tema proposto para as redações deste ano estará relacionado ao meio ambiente (novo Código Florestal, construção de usinas na Amazônia, em especial a polêmica Belo Monte, no rio Xingu, e destinação do lixo), ambiente escolar (bullying – inclusive digital -, violência contra professores), educação para o trânsito (a lei seca e a má fiscalização, falta de educação ao conduzir um veículo, desrespeito a ciclistas), os eventos esportivos que terão sede no Brasil (e também as Olimpíadas de Londres).

Temas bastante comum nos últimos vestibulares sempre são relacionados pelos especialistas: união civil homossexual, cotas raciais nas universidades públicas, eleições municipais, crise econômica mundial, criminalidade e projetos de descriminação da maconha.

Estes temas são acompanhados diariamente por jornalistas; portanto, os estudantes devem acostumar-se a ler jornais, para acompanhar os assuntos em destaque. É sabido que os estudantes atuais, na maioria, não desenvolveram o hábito da leitura, mas é uma atividade imprescindível para quem quer obter bons resultados na redação  do ENEM. Basta navegar diariamente pela edição eletrônica de um ou dois jornais na internet e ficar atento aos temas do momento.

Claro, é preciso formar opinião sobre os assuntos. Leia e discuta com colegas e com a família. Às vezes, sem perceber desenvolvemos preconceitos sobre determinadas questões. Conversar é a melhor forma de identificá-los. O ENEM preza bastante conceitos como direitos humanos e igualdade.

Redação do ENEM

Dicas para uma boa redação no ENEM

Antes de entrar no tema central, apresente ideias acessórias que motivem o leitor e estimulem-no a continuar a leitura. Discorra sobre os argumentos com que você pode validar sua tese. Não copie e tenha muito cuidado ao fazer citações. Você não tem fontes disponíveis para consulta no momento da prova: só cite autores que você tenha absoluta certeza.

+ Confira: Como fazer uma boa redação no ENEM

Converse com o tema proposto. Verifique se você tem opinião formada sobre o assunto. Avalie prós e contras e não caia na tentação do dualismo: isto é muito bom ou isto é muito ruim. Projetos têm seus lados positivos e negativos, enquanto não basta dizer que o bullying, por exemplo é ruim; todos sabem disto. É preciso identificar a origem do problema e propor alternativas para saná-lo.

A redação do ENEM precisa de uma estrutura: na apresentação, você mostra os argumentos sobre o tema. Em seguida, avalia possíveis benefícios advindos da sua ideia. Conclua com argumentos irrefutáveis. Não deixe margem a dúvidas, nem apresente chavões: “todos pensam assim”, “isto não vai funcionar”. Não acrescentam nada à redação e pior: tornam-na monótona e repetitiva.

Se você defende uma ideia, tome cuidado para não se contradizer. Não abra a redação falando “redondo”, para terminá-la dizendo “quadrado”. Isto pode parecer óbvio, mas as contradições fazem parte dos erros mais comuns em provas de redação.

Não divague. Se o tema proposto é “poluição”, não saia falando de locais com ares saudáveis, a menos que seja para chegar a uma conclusão. Por exemplo, rios da Coreia do Sul foram completamente limpos; numa redação sobre o assunto, você pode falar da antiga condição para apresentar as técnicas utilizadas na despoluição.

Por fim, lembre-se das novas regras ortográficas e tente não cometer erros de sintaxe e concordância. Se não tem certeza sobre a grafia de determinada palavra, procure um sinônimo. Um texto bem construído, mas pontilhado por erros, impede a boa leitura e predispõe o avaliador contra o candidato.
Boa sorte na sua redação do ENEM!


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Temas da Redação do ENEM 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *