Lidar com o público não é uma tarefa fácil, pois tal tarefa envolve comunicação com os mais diversos tipos de pessoas. A comunicação com o público é algo que está presente em todo contexto de nossa sociedade, seja no âmbito de empresas privadas ou em órgãos públicos.

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As pessoas frequentemente procuram por diversos serviços e produtos que possam lhe auxiliar em alguma de suas tarefas diárias, não tão obstante, empresas entram cada vez mais no mercado para atraírem os olhares destas pessoas para seus produtos e serviços. Neste contexto, um grande tópico merece atenção: o atendimento ao público. Este é um assunto que pode levar tanto clientes como empresários ao sucesso, como pode também levá-los a um pleno cenário de insatisfação.

Atendimento ao Público

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Dicas de Atendimento ao Cliente

O atendimento é um fator relevante entre os consumidores e aqueles que de alguma forma lidam com este público, o atendimento é capaz de deixar uma primeira imagem da empresa, esta por sua vez pode ser uma boa imagem ou má, eis a razão de saber técnicas para um bom atendimento, assim todos ganham, tanto clientes como atendentes.

As técnicas de atendimento ao público a seguir tomam como base o relacionamento entre atendentes ou empresários que mantém constantemente contato com seus clientes / consumidores. Levemos em consideração que o público almeja sempre três coisas: rapidez, educação / cortesia e qualidade no atendimento.

1ª Dica

Primeiramente, uma técnica é o conhecer do processo, ou seja, deve-se saber exatamente o que a empresa faz e que tipo exatamente de serviço presta, e qual o tipo de público a empresa atende, isto faz com que a pessoa tenha mais segurança para passar informações. O conhecimento de todo processo envolvido em uma empresa (seja loja, banco, órgão público, etc.) ajuda o atendente a sanar de forma mais rápida a dúvida do usuário, que por sua vez tem como insatisfação a demora no atendimento, mesmo que tal demora seja às vezes justificada.

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Saber o que está falando com o usuário além de passar confiança, satisfaz a necessidade do rápido atendimento esperado pelo consumidor.

2ª Dica

Segundo lugar, apresentar-se bem, esta é uma das técnicas mais importante. A forma como você fala com o público e se apresenta a ele pode dizer tudo ou nada sobre você e a empresa. Uma ótima dica é se apresentar de forma agradável, um aperto de mão ou um simples “olá, como vai?” faz toda diferença, talvez possa parecer bobagem, mas a forma como nos apresentamos diante de um público abre as portas para uma comunicação mais eficiente.

Outro aspecto é a aparência, é ela que monta a famosa ‘primeira impressão’, se apresente sempre bem vestido, além disso, saiba controlar suas expressões corporais e controle o seu tom de voz. Saber lidar com a pessoa garante a cortesia no atendimento com o público.

Atendimento ao Público

3ª Dica

Foco no cliente. Eis um grande fator de sucesso. O foco significa atenção em algo, isso pode tornar o atendimento de altíssima qualidade. Ao falar com alguém, olhe nos seus olhos, chame a pessoa pelo nome, isso demonstra respeito. Entenda o que a pessoa quer, para isto use a técnica do ouvir mais e falar menos, isto demonstra o interesse que você tem pelo assunto da pessoa.

Quando você tem a capacidade de ouvir e entender o próximo, você é capaz de fazer exatamente aquilo que é almejado pelo consumidor.

Para aprimorar a técnica de um bom atendimento, responda para você mesmo questões como:

  •  Qual o tipo de público lido?
  •  Meus clientes estão satisfeitos?
  •  Sou compreendido quando falo?
  •  Faço meu cliente se sentir importante?
  •  Valorizo mais o lucro ou mais o ser humano?

Para manter sempre um bom atendimento ao público evite erros como: chamar a pessoa por apelido, pois a identidade da pessoa é o nome e não o apelido. Evite recepcionar a pessoa de forma inconveniente, liberdade demais não quer dizer ‘ser agradável’. Não fique distraído enquanto a pessoa fala com você, isso demonstra falta de interesse e até mesmo desrespeito pelo cliente.

+ Leia também: Curso de Atendimento ao Cliente

As pessoas apreciam quando recebem tratamento de excelência, quando suas expectativas são superadas elas sempre voltam. Lembre-se que a pessoa não é obrigada a escolher a ‘sua’ empresa, ela tem muitas opções, por isso, vale a pena pensar nas técnicas apresentadas, cabe fazer um checklist e analisar até que ponto seu atendimento tem sido de qualidade.

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