Sushiman: Como é a Profissão e Onde Fazer o Curso

Ele prepara um dos pratos mais tradicionais da culinária japonesa. Saiba mais sobre o curso de sushiman.

Existem dois tipos básicos de cursos de sushiman: básico e profissional. Tudo depende do objetivo do aluno, ele pode apenas querer servir o sushi para os amigos em reuniões descontraídas ou tornar-se um especialista do setor. É preciso de muita experiência para isto, mas os sushimen conseguem obter salários iniciais de mais de R$ 2.000 mensais.

Profissional Sushiman

sushiman



Na forma como ele é conhecido hoje, o sushi já tem mais de 200 anos, mas a primeira receita de peixe cru com arroz é conhecida há mais de 500 anos. É uma antiga técnica para preservar a carne de peixe. O método mais utilizado é a conservação com arroz e molho de vinagre, açúcar e sal, combinado com algum fruto do mar, vegetais, ovo e frutas.

A tradição japonesa é servir o sushi com wasabi, o molho de raiz forte. A palavra “sushi”, em japonês, deriva de uma forma arcaica do idioma e significava “risoto japonês”. Esta palavra, no entanto, envelheceu, e atualmente é empregada apenas para dizer “é azedo”.

Em um curso de sushiman, os alunos aprendem que o “truque” para conversar o peixe é que o vinagre fermenta o arroz, o que quebra a proteína da carne em aminoácidos, fato que resulta em cinco sabores básicos, os umami: estes diferentes paladares designam os sushis saboreados no país do sol nascente: narezushi (o mais antigo), que evoluiu para oshizushi e finalmente para edomae nigirizushi, a forma mais consumida fora do Japão.

Com o boom de “saúde é o que interessa” nos anos 1980, o sushi, que criou a fama de alimento saudável, caiu no gosto dos americanos, com restaurantes sendo inauguradas de costa a costa. No Brasil, eles chegaram na mesma época, mas houve um crescimento vertiginoso nos últimos dez anos, especialmente em São Paulo.

Curso de Sushiman

Quem pretende apenas surpreender os parentes e amigos com uma refeição bonita e saborosa pode acessar sites gratuitos que apresentam várias receitas de sushi. O Youtube, por exemplo, está cheio delas. Se for muito perfeccionista, pode procurar um dos muitos restaurantes-escola, em cidades médias e grandes do Brasil. Quem quer se profissionalizar, no entanto, deve procurar um curso de sushiman presencial.

Os cursos básicos de sushiman apresentam todas as etapas da produção, com o passo muito explicado, com todas as técnicas empregadas. Já o curso de sushiman profissionalizante apresenta receitas tradicionais e contemporâneas (como o sushi da Califórnia, que faz bastante sucesso), como escolher a matéria-prima de qualidade, higiene pessoal, formas de manipulação dos ingredientes, utensílios e equipamentos, etc.

Com tantos restaurantes abrindo as portas, o mercado de trabalho está bastante aquecido e os profissionais mais procurados são os que cursam outras oportunidades correlatas – o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) é um dos que ministra estes cursos –, como cultura e história japonesa, técnicas de preparo de sashimi e desenvolvimento e administração de cardápios da culinária japonesa, recebem um certificado de sushiman.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *