Cursos Supletivos no Rio de Janeiro (EJA RJ)

Cursos Gratuitos // Cursos, Informações // Cursos Supletivos no Rio de Janeiro (EJA RJ)



Quem não concluiu os estudos regulares encontra boas opções de cursos supletivos no Rio de Janeiro.

Cursos supletivos são uma forma eficiente de agilizar a obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.  A idade mínima para a matrícula é de respectivamente 14 e 17 anos completos. No Estado do Rio de Janeiro, os interessados podem escolher entre escolas públicas e privadas, nas modalidades presencial e a distância.

Supletivo RJ

supletivo

Os Centros de Educação de Jovens e Adultos (antigos Centros de Ensino Supletivo), mantidos pela Secretaria de Educação do Estado, atendem aos alunos que, por qualquer motivo, não cursaram os estudos regulares na idade considerada ideal pelos especialistas. Os CEJA trabalham desde a alfabetização até o ensino médio; os alunos recebem atenção individual.

Publicidade

Não existe obrigatoriedade de frequência nos cursos do CEJA. Os interessados podem se matricular no primeiro dia útil de cada mês letivo, agendando preferencialmente pelos telefones (21) 2333-6838 ou 2333-6839. No ato da matrícula, é preciso apresentar originais e cópias de histórico escolar, documento de identidade, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e CPF, além de duas fotos 3×4.

Além das disciplinas obrigatórias, os alunos podem utilizar os laboratórios de informática das escolas, o que permite a inclusão digital. Os computadores da rede estão conectados à internet. No momento da matrícula, os estudantes já recebem os módulos com o material que deve ser estudado (o mesmo adotado nos cursos regulares). As dúvidas são verificadas juntamente com o professor da disciplina.

Os módulos precisam ser devolvidos depois que os alunos forem aprovados nas avaliações, que também não têm um período específico para serem aplicadas. Basta se dirigir à sala de provas da escola.

eja rj

Supletivo Presencial no Rio de Janeiro

Para muitas pessoas, no entanto, especialmente para quem abandonou os estudos há muito tempo, pode ser difícil estudar sozinho, em casa, mesmo com o eventual apoio dos professores. Para estes, a Secretaria de Educação oferece cursos presenciais, com aulas de segunda a sexta-feira. A carga horária foi reduzida para se adequar ao público.

O ensino médio é cursado em dois anos, divididos em quatro módulos com cinco a sete disciplinas cada. As matrículas são efetuadas no início de cada semestre letivo e é preciso estar atento ao calendário para não perder os prazos.

Confira: Supletivo para terminar os estudos, é válido?

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), através das escolas SESI, também oferece a educação para jovens adultos, na segunda etapa do ensino fundamental (6º ao 9º anos) e para as três séries do ensino médio. Basta comparecer com os documentos em qualquer escola do sistema FIRJAN. O SESI só oferece vagas para e primeira etapa do ensino fundamental quando implanta escolas nas indústrias do Rio de Janeiro.

Acesse: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeConteudo?article-id=1218574

Também é possível matricular-se numa escola particular. Para tanto, é preciso verificar se a instituição é cadastrada no Conselho Estadual de Educação, visitar as instalações e conversar com alunos.

De acordo com a legislação brasileira, todo estudante maior de 18 anos que for aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem direito a requerer o certificado de conclusão.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
| categoria: Cursos, Informações Tags: , , , ensino fundamental publica com supletivo rj
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS | CURSOS ONLINE GRATIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...