Supletivo Rápido: Uma Forma de Concluir os Estudos


As provas permitem a obtenção do certificado de conclusão do ensino, mas é preciso estar preparado para o supletivo rápido.

Ensino supletivo é uma modalidade de estudos em que adolescentes e adultos que não cursaram a escola na idade adequada podem concluir o ensino fundamental e médio em pouco tempo. Escolas de ensino supletivo rápido garantem qualificar os estudantes para os exames entre duas semanas e três meses.

É certo que estes cursos não conseguem cumprir todo o programa das quatro últimas séries do ensino fundamental (6º ao 9º anos), nem das três séries do ensino médio. O objetivo é fornecer um panorama geral dos conteúdos curriculares e facilitar o programa de estudos dos alunos, para a prestação do ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (nível fundamental) ou do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Publicidade




encceja

Supletivo Rápido

As provas são organizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão subordinado ao Ministério da Educação (MEC). Algumas escolas de ensino supletivo são autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação a aplicar as provas em suas sedes. A idade mínima para prestar o ENCCEJA é de 15 anos e, para o ENEM, visando à certificação do ensino médio, de 18 anos – os concluintes dos cursos regulares podem prestar o exame com qualquer idade, para se beneficiar de programas como o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), FIES (Programa de Financiamento Estudantil) ou PROUNI (Programa Universidade para Todos).

Existem cursos presenciais e online do supletivo rápido. No nível fundamental, são ministradas aulas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, redação, matemática, história, geografia e ciências naturais. No ensino médio, as aulas são de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

+ Confira também: Supletivo Online Gratis e Reconhecido pelo MEC

A vantagem dos cursos online é a versatilidade de horários. Os alunos podem assistir às aulas em qualquer horário e muitas escolas oferecem plantões para tirar dúvidas 24 horas por dia. É preciso, porém, ser organizado para manter o ritmo de estudos. Quem se dispersa facilmente na internet deve procurar um curso presencial.

supletivo rapido

O INEP disponibiliza material para estudos em seu site www.portal.inep.gov.br. Nesta página, são oferecidos livros para download com todo o conteúdo exigido nos exames de certificação e também material de apoio para professores de cursos rápidos.

Tanto o ENCCEJA como o ENEM são aplicados apenas uma vez por ano (está em estudos no MEC a proposta de aplicação semestral das provas). Quem não pode esperar pode procurar uma escola autorizada a aplicar as provas e conceder a certificação de conclusão, de acordo com os termos do decreto federal 5.622/2005.

Antes de se matricular, no entanto, é preciso verificar o ato de autorização, pelos conselhos estaduais de educação. O ato deve ter sido publicado nos diários oficiais dos Estados. Em geral, as escolas disponibilizam a publicação em seus sites.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Supletivo Rápido: Uma Forma de Concluir os Estudos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>