SISUTEC 2015 – Cursos, Inscrições e Resultado

Cursos Gratuitos // Cursos Técnicos // SISUTEC 2015 – Cursos, Inscrições e Resultado

Nos mesmos moldes do SiSU, o SISUTEC seleciona estudantes para o ensino técnico e profissionalizante.

sisutec cursos

O SISUTEC – Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica – é um sistema informatizado, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), em que escolas públicas e privadas oferecem vagas (sempre gratuitas) para o ensino profissionalizante de nível médio. Para participar, é necessário prestar o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – do ano anterior.

Publicidade

SISUTEC 2015

As inscrições para o SISUTEC devem ocorrer duas vezes ao ano, a partir do segundo semestre de 2013. O estudante interessado deve acessar o site www.sisutec.mec.gov.br, informar o número de inscrição e senha do ENEM e escolher entre os 117 cursos oferecidos, em mais de 550 instituições de ensino no país. São quase 240 mil vagas. As melhores notas no ENEM permitem a escolha das melhores escolas. Na classificação, os estudantes que obtiveram nota zero na prova de redação são automaticamente excluídos.

sisutec

As vagas do SISUTEC são destinadas prioritariamente a alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas (ou na condição de bolsista integral em instituições particulares). Além disto, nas instituições federais, é respeitada a lei de cotas, que prevê um percentual de vagas reservadas para negros, pardos e indígenas. O mesmo ocorre em algumas unidades da federação, que promulgaram legislação referente às cotas, bastante contestadas por muitos especialistas em educação.

Cursos SISUTEC

Algumas escolas estabelecem notas de corte – pontuação mínima para a seleção – para as provas do ENEM (Linguagens – língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol –, Redação, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza). Portanto, o candidato precisa verificar estes pré-requisitos na hora de se candidatar.

Estas notas de corte são reavaliadas diariamente pelo sistema do MEC, de acordo com o volume de inscrições para o SISUTEC. Os candidatos podem alterar suas opções de curso, de acordo com a sua classificação, para garantir uma vaga. Durante todo o período de inscrição, é possível alterar a opção do curso pretendido.

sisutec inscrições

O SISUTEC apenas unifica o processo seletivo de diversas escolas, a partir das notas obtidas no ENEM. Os candidatos, uma vez classificados, devem acompanhar a seleção e procurar a instituição escolhida, para verificar as condições de matrícula. São realizadas duas chamadas e, em seguida, estudantes podem se candidatar às vagas não preenchidas pelo sistema, mesmo que não tenham participado do ENEM. Estas vagas são disponibilizadas na página “inscrições online” do site www.pronatec.mec.gov.br.

Na primeira edição do SISUTEC (agosto de 2013), houve falhas do sistema. Muitos estudantes foram selecionados para escolas sediadas em cidades distantes de suas residências. O MEC precisa corrigir estas falhas nos próximos processos, para garantir o acesso dos alunos aos cursos técnicos e à profissionalização. Além disto, muitos cursos técnicos do país – públicos e privados – exigem apenas o ensino fundamental para selecionar os candidatos. O MEC deve se adaptar a estas realidades regionais.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos
categoria: Cursos Técnicos ,
Comente no Facebook

Participe você também, Faça um Comentário!

Copyright © CURSOS GRATUITOS – CURSOS ONLINE GRÁTIS. Todos os direitos reservados .
Desenvolvido por Curso Gratis Online...