Simulado ENEM 2015 – Consiga uma Boa Nota no ENEM

Muitos sites e cursinhos oferecem simulados do ENEM para que os candidatos possam avaliar seus conhecimentos. Comece agora mesmo!

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – foi criado em 1998, pelo governo federal, com o objetivo de avaliar o aproveitamento de alunos de escolas públicas e particulares. Os dados obtidos a cada exame são utilizados para direcionar as atividades e decisões do Ministério da Educação (MEC) e, atualmente, muitas instituições de nível superior usam as notas do exame como uma das etapas do vestibular. Todas as universidades federais adotam o resultado do ENEM como processo seletivo exclusivo: é o SISU – Sistema de Seleção Unificado.

Simulado ENEM



Simulado ENEM 2015

O ENEM não é obrigatório, mas, a cada edição (a partir de 2013, serão duas provas a cada ano), um número maior de estudantes submete-se ao exame, que também é adotado por um número maior de faculdades. O objetivo das provas não é apenas avaliar o aprendizado dos conteúdos básicos do nível médio: os alunos são verificados principalmente nas suas habilidades e competências e devem demonstrar sua capacidade de interpretar textos, gráficos, mapas e informações, em diferentes linguagens. As capacidades de argumentar, de resolver problemas práticos e de apresentar propostas para a intervenção na realidade cotidiana também são avaliadas.

São duas as fases do ENEM: redação e testes de múltipla escolha, distribuídos em quatro áreas: linguagens e códigos (língua portuguesa, literatura e uma língua estrangeira: inglês ou espanhol), ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), ciências da natureza (química, biologia e física) e matemática.

Desde 2004, o exame é também um dos requisitos do programa Universidade para Todos (PROUNI), do MEC, que confere bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares. Outras exigências são a renda familiar per capita inferior a três salários mínimos e ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular.

PROUNI

ProUni – Programa Universidade para Todos

SISU

SiSU – Sistema de Seleção Unificada

Em 2010, a prestação do exame tornou-se obrigatória para a obtenção do FIES (Financiamento Estudantil, também administrado pelo MEC). Em tempo: não é possível optar simultaneamente a vagas do SISU e do PROUNI. O candidato pode se inscrever nos dois programas, mas, caso seja aprovado em ambos, terá que optar por apenas um.

A inscrição para o ENEM é gratuita para estudantes da rede pública de ensino; estudantes de escolas particulares tiveram que pagar, em 2012, taxa de R$ 35,00, mas um aluno carente pode pleitear a isenção, alegando ser proveniente de família de baixa renda.

Para se preparar para o ENEM, é preciso fazer o maior número possível de simulados. Cursinhos pré-vestibulares oferecem provas durante todo o ano. Diversos sites voltados à educação também disponibilizam provas online, para que os candidatos treinem e avaliem suas capacidades.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Simulado ENEM 2015 – Consiga uma Boa Nota no ENEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *