Serviços Bancários Gratuitos: Cartão, Cheque, Bankline e outros

O procedimento de abertura de uma conta bancária faz cada vez mais parte da vida cotidiana do consumidor brasileiro, para tanto, é preciso que esses clientes estejam cientes dos valores e serviços que podem ou não ser cobrados pelo banco, de modo que eles não gastem além do necessário e que tenham o cumprimento de seus direitos assegurado.

Pagar por serviços de que não se usufrui ou pagar taxas que não devem ser cobradas são situações que afetam, especialmente, consumidores mais humildes ou sem acesso à informação. Embora o mais indicado seja acompanhar periodicamente as transações tendo o extrato bancário em mães, muitos clientes não têm atenção ou o costume desse tipo de conduta.

Quais Serviços Bancários são Gratuitos?

serviços bancários grátis



Nesse contexto, é importante saber quais são os serviços bancários que são gratuitos para os clientes brasileiros. Assim, conforme estabelecido pelas normas do Banco Central, os seguintes serviços não são pagos: o fornecimento de cartão com função de débito, bem como sua segunda via, salvo em casos provenientes de perda, de roubo ou de danificação sofrida, por exemplo; o recebimento de dez folhas de cheques a cada mês, a partir do momento em que o correntista consumidor tenha manifestado seu interesse e necessidade em tê-las.

Incluem-se ainda entre os serviços bancários gratuitos: a realização de até quatro saques a cada mês, nos guichês de caixa eletrônico, podendo ser através do cheque ou pelo terminal de autoatendimento; o fornecimento de até dois extratos bancários onde conste a movimentação do mês da conta feito em qualquer um dos terminais de autoatendimento; a consulta à conta via online, pelo bankline; a realização de duas transferências de recursos diversos entre contas que sejam da mesma instituição bancária, por mês; a compensação de cheques e o fornecimento ao cliente pessoa física, até o dia 28 de fevereiro de cada ano de extrato, as informações discriminadas, mês a mês, das tarifas cobradas no ano que se passou.

Serviços essenciais e básicos que atendem ao perfil e ao uso dos consumidores que utilizam os serviços bancários e fazem operações básicas são suficientes para que uma conta seja mantida sem nenhum gasto excedente ou desnecessário.

Mesmo ainda para aqueles que utilizam ações que estão além da lista das essenciais oferecidas pelo banco, é importante que se faça um cálculo para saber se vale a pena aderir algumas operações que não estão no pacote gratuito juntamente com os serviços essenciais básicos, no lugar de aderir aos pacotes pagos ofertados pela instituição.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *