Serviço Social – O que é? Confira os Cursos e Faculdade

O Serviço Social é uma profissão de nível superior, mas quem tem interesse pela área pode fazer um curso rápido para conhecer a rotina do assistente social.

O assistente social é um profissional extremamente importante para, em conjunto com outros técnicos, como pedagogos, médicos e psicólogos, atuar para reduzir as desigualdades sociais, econômicas e culturais do país. Com a avaliação criteriosa das condições objetivas de determinada realidade – por exemplo, as condições de vida numa favela, a oferta de equipamentos de lazer e recreação num bairro ou a situação dos pacientes em um hospital – o profissional de Serviço Social planeja e executa ações para a melhor prestação de serviços. Igualmente, orienta na formulação de políticas sociais.

Serviço Social



Serviço Social – A profissão

O mercado de trabalho do assistente social tem se ampliado consideravelmente nos últimos anos. Com as políticas de afirmação social implantadas pelo governo federal, timidamente um número maior de pessoas deixa as camadas de miserabilidade e começa a conhecer seus direitos. O assistente social pode atuar em comunidades, hospitais, casas de apoio, organizações não governamentais, escolas, abrigos de crianças, adolescentes e idosos, sindicatos e órgãos públicos.

Curso de Assistente Social

Curso Online de Assistente Social

A instituição Cursos 24 Horas oferece o curso de Assistente Social, cujo público alvo são pessoas interessadas em conhecer o universo do Serviço Social e também para quem já atua na área e quer reciclar seus conhecimentos. O curso é permitido pela deliberação do Conselho Estadual da Educação nº 14/97. Não oferece a possibilidade de atuar profissionalmente como assistente social, mas é útil para todos os que pretendem desenvolver um projeto social e conhecer as áreas de atuação do profissional de nível superior.

O curso é dividido em quatro módulos, que abordam os seguintes temas:

Unidade 1: conceituação de Serviço Social, abordagem histórica, ética e cidadania, Direitos Humanos e política social e o papel do Conselho Federal de Serviço Social e dos conselhos regionais.

Unidade 2: qualificação profissional, habilidades e competências para o desenvolvimento da carreira, código de ética da profissão, regulamentação e mitos da profissão e registro profissional.

Unidade 3: mercado de trabalho, postura ética no ambiente de trabalho e desenvolvimento de projetos sociais.

Unidade 4: desenvolvimento de atividades na iniciativa privada (empresas e hospitais), em instituições públicas (fundações), atividades para o terceiro setor e a comunidade (educação, habitação, saúde e projetos sociais).

Em apenas 50 horas de aula – período que pode ser ampliado ou reduzido de acordo com o ritmo de estudos do aluno –, é possível traçar uma panorâmica da profissão para, talvez, inscrever-se numa faculdade de Serviço Social. O preço do curso, que inclui as videoaulas, apostilas, tutoria online e certificado de conclusão, é de apenas R$ 45.

banner promocional

Basta efetuar o pagamento para começar a assistir as aulas, que são pré-gravadas e, desta forma, não necessitam de formação de turmas.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *