SENAC, SENAI, SEBRAE, SESI, SESC – Qual a diferença?

O Sesc, Senac, Sesi, Sest Senat, Senar, Senai e Sebrae fazem parte dos serviços nacionais de promoção social e dos serviços nacionais de aprendizagem. Porém esclarecendo a dúvida de muitos, essas instituições não são a mesma coisa, muito menos pertencem a mesma rede de ensino, mesmo possuindo diversos pontos em comum nesse artigo você poderá conhecer as principais diferenças de cada uma dessas instituições.

Sistema S

O “Sistema S” como também é conhecido, é constituído por um conjunto de organizações criadas através da iniciativa privada, e que são de extrema importância para o país no âmbito do ensino regular, qualificação profissional, pesquisa, assistência à saúde, incentivo à cultura e prática esportiva.

Publicidade

O SESC oferece diversas atividades sociais aos comerciários (trabalhadores do comércio), já o SESI oferece diversas atividades sociais aos industriários (trabalhadores da indústria).
O SENAC, oferece diversos cursos de capacitação e formação para a a área comercial, já o SENAI oferece cursos diversos de capacitação e formação para a área industrial.
SEST oferece diversas atividades sociais aos transportadores (trabalhadores da área de transportes am geral), já o SENAT oferece diversos cursos de capacitação e formação para a a área de transportes.
Ainda existe o SENAR, que oferece cursos diversos de capacitação e formação para a a área rural e de agricultura.
E claro não poderíamos deixar de mencionar o SEBRAE, que oferece entre diversas outras coisas, assessoria para a criação e manutenção de micro, pequenas e médias empresas do Brasil.

Por serem siglas, muitas pessoas imaginam que essas instituições são a mesma coisa ou estão ligadas de alguma forma, mas a verdade é que todas elas são tradicionais e prestam um serviço muito útil à população com cursos profissionalizantes diversos, ensino médio, técnico e graduação além de programas sociais voltados a nutrição, esporte, cultura e lazer, exercícios físicos e uma promoção à saúde, educação e vida. Vamos observar as diferenças a seguir.

SESC – Serviço Social do Comércio

Sua função é promover o social, seja com lazer, cursos, cultura, esporte e muitas outras atividades visando sempre à qualidade de vida, é uma instituição ligada e voltada ao comercio e ao trabalhador do setor.

SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

É uma instituição que visa o aprendizado profissional com cursos livres, técnicos e de graduação voltados para o comércio de forma abrangente. Possui diversas modalidades, mas sempre com foco comercial. No SENAC você não ira encontrar cursos para a indústria como, por exemplo, eletrônica ou automação industrial, isso pode ser facilmente observado ao visualizar as opções de cursos. O Senac conta, só no estado de São Paulo, com mais de 70 unidades entre hotel-escola, centro universitário e escolas técnicas, são mais de 6.500 funcionários sendo a sua grande maioria mulheres.

SESI – Serviço Social da Indústria

Muito semelhante ao SESC que visa promover uma melhor qualidade de vida, educação, lazer, alimentação e esportes ao trabalhador e sua família prestando serviços sociais porem voltados para a Indústria. Conta com ensino fundamental, EJA (educação de jovens e adultos) e médio.

SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O Senai é uma instituição que assim como o Senac é voltado para o aprendizado profissional técnico, graduação e cursos livres porem voltado para a Indústria. O Senai é um dos maiores polos de educação tecnológica e profissional do país. Possui cursos de química, mecatrônica, mecânica entre outros. Possui cursos presenciais, ead, pagos e gratuitos.

Os números do “Sistema S” são tão expressivos hoje no país que se tornou agente fundamental no processo de inclusão social e sem dúvida, é a maior contribuição prática da iniciativa privada ao Brasil.

+ Leia mais: PRONATEC – Cursos gratuitos e Informações

O que pudemos perceber claramente é que as instituições Senac (comercial) e Senai (industrial) são voltadas para graduação, pós-graduação, cursos profissionalizantes e cursos técnicos. O Sesc e o Sesi comércio e indústria, respectivamente, voltados para uma promoção social.

Sites das instituições
www.sesc.com.br;
www.senac.br;
www.sesi.org.br;
www.senai.br.

Acesse e obtenha maiores informações sobre cada instituição, tenha acesso completo ao catalogo de cursos, o que cada instituição oferece na sua cidade ou bairro e as formas de inscrição para cada uma delas. Seja para o estudo ou para programas de promoção social.



Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

5 comentários em “SENAC, SENAI, SEBRAE, SESI, SESC – Qual a diferença?

  1. No ano internacional do cooperativismo, promovido pela ONU, é indispensável que o SESCOOP – Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo,também pertencente ao “Sistema S”, seja incluído e divulgado para o público.

  2. Esse site é muito importante para compreender a inserção do chamado Sistema S, no Sistema educacional Brasileiro, complexo, por segmentar os diversos níveis nas esferas municipal, estadual e federal sem uma articulação clara e objetiva. Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança, Locomoção (“tudo isso junto e misturado”) continuam sendo os temas que mais nos afligem como cidadãos/cidadãs. Não podemos esquecer de que povo educado faz parte da solução dessas questões como clientes e como colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>