SEBRAE RJ – Cursos, Unidades e Informações

O SEBRAE RJ ajuda empresários a criar e manter um negócio. No Rio de Janeiro, já auxiliou milhares de empresas.

O SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – está presente em todo o país. No Rio de Janeiro, já beneficiou muitas empresas com programas de capacitação, de estímulo ao associativismo e acesso a novos mercados. No Brasil, muitas pessoas querem abrir um negócio próprio, mas a maioria não conhece a legislação, nem as técnicas de gestão. O resultado é que 58% das pequenas empresas fecham as portas antes de completar dois anos de existência.

sebrae rj



SEBRAE RJ

Este é um dado alarmante, já que as micro e pequenas empresas são responsáveis por 52% dos empregos formais do país e, ao encerrar suas atividades, deixam muita gente desempregada. Por isto, quem decide abrir seu próprio negócio precisa planejar muito bem. As empresas precisam ser formalizadas, para poderem se candidatar a empréstimos bancários ou antecipações de recebíveis, por exemplo. Não basta apenas ser bom no que faz: um cabeleireiro que queira abrir seu próprio salão de beleza, por exemplo, precisa ter boas noções de gestão, administração contábil, marketing, biossegurança.

As consultorias do SEBRAE, no Rio de Janeiro e em todos os demais Estados, são úteis para garantir estes conhecimentos. Sem eles, nosso cabeleireiro hipotético, por mais talentoso e criativo que seja, não vai conseguir se destacar no mercado.

Todas as atividades do SEBRAE RJ são gratuitas, graças a parcerias estabelecidas com órgãos públicos e privados. Do empreendedor individual – uma espécie de autônomo formalizado com renda anual de até R$ 60.000 – ao proprietário de uma pequena empresa (com até R$ 600.000 anuais de faturamento) podem se beneficiar com as consultorias, que começam com a escolha do negócio, avaliando o nicho de mercado que vai ser preenchido pela nova empresa, o prazo para retorno do capital investido, os concorrentes locais, o interesse pelos produtos ou serviços.

+ Confira também: SENAC, SENAI, SEBRAE, SESI, SESC – Qual a diferença?

Com a empresa bem organizada desde o início – 0 que pode ser um escritório doméstico, a oferta de doces para festa, uma oficina mecânica, um consultório odontológico, etc. –, o SEBRAE pode ajudar a planejar o crescimento do negócio, com análises do mercado, ampliação dos bens ofertados, contratação e treinamento de pessoal.

O SEBRAE possui atendimento presencial em todo o país. Basta acessar o site www.sebraerj.com.br. Se for necessário, o empresário pode usar o atendimento telefônico gratuito (0800-5700800) para resolver suas dúvidas. Além disto, o SEBRAE do Rio de Janeiro oferece cursos em suas 30 sedes, em muitas cidades fluminenses. Para quem não tem tempo para se deslocar, muitas atividades são desenvolvidas online, no horário mais adequado para o novo empreendedor.

Especificamente no Rio de Janeiro, os cursos e consultorias do SEBRAE RJ são dirigidos para as áreas de turismo (gastronomia e hotelaria), moda e beleza, petróleo e gás, empreendedorismo em comunidades pacificadas. No entanto, como o atendimento é nacional, é possível acessar todo o material no site e assim garantir a viabilidade econômica do negócio. Vale a penas conferir as opções oferecidas pela entidade.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *