Relacionamento Interpessoal no Trabalho

Ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho é, sem sombra de dúvidas, a chave principal para uma excelente vida profissional.

Para muitos, manter este com relacionamento é difícil, já que quando entramos em uma empresa não conhecemos os nossos colegas e muito menos nossos chefes e clientes. A única certeza é que precisamos nos relacionar muito bem com todos, já que uma boa produtividade depende deste fator.

Você sabe como ter um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho? Para facilitar este processo, é possível se basear em quatro pilares essenciais. Conheça mais sobre cada um deles, e saiba como eles interferem nos relacionamentos corporativos.



Como Desenvolver Relacionamento Interpessoal no Trabalho

relacionamento interpessoal

Autoconhecimento

Se conhecer bem é essencial. Afinal, precisamos conhecer minuciosamente os nossos traços e saber o quão impactantes eles podem ser em um momento de diferenças.

Um bom exemplo prático é uma relação entre um funcionário cauteloso e metódico e outro funcionário mais ágil e rápido. As chances de surgirem atritos entre estes dois perfis é grande. Entretanto, se um dos perfis tiver autoconhecimento, será possível utilizar estratégias que evitem estes conflitos.

Empatia

A empatia em um relacionamento corporativo consiste em ouvir as opiniões alheias, considerando também os sentimentos e motivações. Em suma, é olhar além do próprio umbigo e notar o que acontece ao redor, sempre com bons olhos.

Este é um dos pilares principais no trabalho em equipe. Em uma boa relação e negociação, é interessante saber analisar diferentes pontos de vista.

Assertividade

A assertividade é a habilidade de saber falar e expressar as dificuldades e opiniões de forma clara e objetiva, sem desrespeitar os companheiros de trabalho.

Conversando de forma serena e clara, é possível resolver todas as diferenças sem grandes conflitos.

Ética

Ter ética é saber que não se deve tomar atitudes e decisões que prejudiquem outros companheiros de trabalho e que não quebrem os conceitos pré-estabelecidos pela empresa – e também por você.

Para manter um bom relacionamento interpessoal, não basta apenas ter autoconhecimento, empatia e assertividade. A ética deve complementar com chave de ouro todos estes pilares. Por conta disso, é essencial na vida de qualquer profissional.

Vale salientar que estes conceitos podem ser utilizados em outras áreas da vida além do profissional, como por exemplo em uma amizade, relacionamento amoroso, relacionamento familiar etc.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *