Redação Enem 2013 – Como Fazer uma Boa Redação

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma grande porta aberta para quem deseja fazer uma faculdade, mas não dispõe de muitos recursos para arcar com o caro nível de ensino do Brasil. Obtendo uma boa nota na Redação ENEM 2013, é possível conseguir bolsas de estudo em diversas Universidades pagas do Brasil, além de somar pontos no processo seletivo das Universidades públicas do país, aumentando as chances de ingressar em faculdades gratuitas e bem conceituadas.

Cronograma ENEM 2013

Enem 2012

As questões do Enem 2013 envolvem conhecimentos gerais e raciocínio, porém, muitos são os estudantes que tem em sua maior dificuldade a redação, parte da prova que conta muitos pontos para a nota final do Enem e que requer não só conhecimento sobre português e atualidades, mas muita criatividade do aluno para dialogar sobre a temática pedida pela prova, que varia a cada ano de acordo com algum fato marcante do ano, ou relevante nos últimos tempos.



Para ajudar o estudante a entender como funciona a pontuação e correção das avaliações de redação, além de elucidar o aluno sobre quais as expectativas acerca de sua produção textual, o MEC (Ministério da Educação) lança para os candidatos do Enem 2013, o Guia de Redação Enem 2013.

O manual de 48 páginas conta par ao candidato detalhes sobre as análises que serão feitas em sua redação, utilizando de redações que receberam a nota máxima (totalizando 1.000 pontos) no Enem 2011. A intenção do MEC lançando o novo guia de redação Enem 2013 é de ajudar na preparação e estudos do candidato, além ser transparente em relação ao modo de avaliação final que a banca examinadora das avaliações irá tomar.

Com tiragem de 1,7 milhões iniciais, os guia de redação Enem será distribuído inicialmente nas escolas públicas do país. Enquanto uma nova tiragem não é produzida, o arquivo do manual de redação se encontra disponível em PDF dentro do site do MEC, podendo ser realizado o download gratuito ou mesmo a visualização sem necessidade de obter o arquivo.

Redação Enem 2012

Como fazer uma ótima redação no ENEM ?

Para se dar bem na redação Enem 2013, é preciso ficar atento ao que o tema pede. O Enem requer o formato de redação no qual o texto é uma dissertação argumentativa, ou seja, o aluno precisa iniciar uma tese a partir do tema oferecido e, no decorrer do texto, defender seu ponto de vista com argumentos plausíveis e relacionados com a atualidade.

Esse é um dos pontos primordiais para a boa construção textual na redação do Enem: Entender o tema e ter argumentos para falar sobre o mesmo. Por isso é importante estar atento aos temas mais comentados em jornais e revistas durante o ano. Assim, você entende diferentes temas, suas causas e consegue aderir argumentos para uma possível discussão sobre o assunto.

Uma das grandes causas de anulação da prova do Enem (fator que pode acabar com chances de bolsas de estudo, mesmo que o aluno tenha ido bem no restante da prova) é a fuga do tema central. Sempre existirá um pequeno texto de apoio na prova, no qual se mostra qual linha de raciocínio o candidato deverá seguir. Prestar atenção ao texto e interpretá-lo é fundamental, por isso, ao longo do ano, treine a leitura e interpretação de texto, ela é de extrema importância para uma boa criação textual.

enem

Na hora de escrever, organize sua linha de pensamento antes de coloca-la no papel. Analise o tema e a seguir, mentalmente, construa 3 argumentos para defender sua ideia ao tema. Tendo os 3 argumentos, disserte sobre cada um deles, refletindo se eles realmente são importantes para o tema solicitado.

Tendo a argumentação pronta, é hora de partir para a construção da redação em si. É preciso usar criatividade, evitar ao máximo os erros de português e estruturar o texto da seguinte forma:

Redação ENEM: Introdução ao tema + Argumentos + Conclusão

Os principais pontos avaliados pela banca examinadora do Enem na redação é a criatividade para trabalhar o tema, a argumentação e o uso correto da língua portuguesa. Para evitar dificuldades na construção textual, não existe mágica: praticar é a resposta. Pelo menos uma vez por semana, assista ou leia um jornal. Escolha um tema que achou relevante e, a seguir, produza uma redação argumentativa sobre o tema escolhido. Com o tempo, o raciocínio para elaborar a dissertação fica mais ágil e o candidato ainda se encontra por dentro de prováveis assuntos que podem ser o tema da redação Enem 2013.

Mais informações, acesse o Guia do Participante ENEM 2013


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

2 comentários em “Redação Enem 2013 – Como Fazer uma Boa Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *