Quem Pode Fazer o ENEM 2015?

Organizado e elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP – um órgão ligado ao Ministério da Educação – o MEC; o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil no que toca a sua atuação como sistema de seleção unificado para entrada de alunos nas universidades.

Com questões elaboradas e selecionadas pelo Banco Nacional, a prova do ENEM acontece anualmente e aqueles que dela querem participar, pleiteando uma vaga na graduação nas instituições participantes, devem estar atentos aos seguintes critérios:

enem quem pode fazer?



Quem Pode Fazer o ENEM 2015?

Qualquer pessoa pode fazer o processo seletivo do ENEM, sem importar a idade ou a condição financeira do candidato. Em geral, a prova se destina aos alunos concluintes do ensino médio, mas quem já fez alguma graduação ou até mesmo pós-graduação poderá prestar o ENEM, já que a ideia desse tipo de seleção é a promoção da democratização do acesso ao ensino superior, conforme a intenção do MEC.

Vale ressaltar que alguns dados atípicos devem ser previamente informados pelos candidatos no ato da inscrição para o ENEM, é o caso, por exemplo, de pessoas que estão privadas de sua liberdade ou detidas, na ocasião, há um edital específico para esse tipo de candidato que, poderá fazer as provas ainda que seja um adulto em pena privativa ou um adolescente incluído em medida socioeducativa com privação de liberdade.

Deficientes podem fazer o ENEM?

Há também uma atenção especial para os candidatos com atendimento diferenciado e que querem participar do processo seletivo do ENEM, entre os quais se elencam: indivíduos com baixa visão, com cegueira, com algum tipo de deficiência física, com deficiência auditiva ou surdez, alguma deficiência mental, alguém que seja surdo e cego, que tenha dislexia, tenha déficit de atenção, tenha autismo ou seja portador de qualquer outra necessidade especial.

Nesses casos, as comissões organizadoras das provas providenciam auxílio e recursos destinados a essas situações, oferecendo as provas em braile, prova com letra ampliada ou super ampliada, a presença de um tradutor-intérprete de Libras ou de um guia-intérprete para surdo e cego, auxílio para a leitura e para a transcrição, leitura labial, bem como salas de fácil acesso e de mobilidade acessível.

+ Acesse também:

Candidatos sabatistas, gestantes, lactantes, idosos ou estudantes que estejam no hospital também podem prestar os exames do ENEM.

Para as candidatas lactantes que têm de amamentar durante a realização da prova, serão acompanhados de algum responsável pela guarda da criança em sala reservada nesse período.

Serão denominados estudantes em classe hospitalar aqueles candidatos que recebem aulas no hospital, por estarem internados para tratamento de saúde, não sendo privados da oportunidade de fazer as provas do ENEM, bem como os sabatistas que guardam o dia de sábado por razão religiosa, podendo informar essa circunstância na hora da inscrição e ter direito a um dia alternativo para a realização dos exames.

Candidatos estrangeiros munidos de CPF e RG também são aptos para a prestação das provas do ENEM. Vale lembrar que os candidatos que tenham baixa renda e tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa de estudos em escola particular ficam isentos do pagamento da inscrição, já os que se enquadram nos demais casos, pagam uma taxa de 35 reais.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Quem Pode Fazer o ENEM 2015?

  1. Estava eu conversando pelo Facebook com Malaka Ebrhaim do Egito , estudante de Engenharia senti a insegurança desta pessoas que me pediu para saber como faria para vir ao Brasil e estudar. Pergunto se ela pode fazer o Exame também?Existe uma forma dela fazer o exame através do consulado?
    Estou muito contente em saber que também posso fazer após ter ciado meus filhos e ter parado os estudos por mais de 27 anos. Obrigada PT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *