Quem Fez Supletivo Pode Fazer Faculdade?

Esta é uma dúvida frequente das pessoas que cursam o supletivo é possível fazer faculdade? A resposta é sim.

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro: o supletivo não é um curso regular. Trata-se de uma opção para pessoas que não puderam estudar na idade considerada adequada (até 18 anos). O antigo “supletivo de 2º grau” permite que qualquer pessoa que tenha completado o ensino fundamental possa conquistar seu certificado de conclusão do ensino médio e matricular-se numa faculdade, desde que seja tenha êxito no vestibular ou em outros processos seletivos.

supletivo e faculdade



Quem Fez Supletivo Pode Fazer Faculdade?

Escolas particulares e públicas oferecem o ensino supletivo de nível médio com algumas diferenças em relação à escolarização regular. As disciplinas podem ser cursadas de acordo com a disponibilidade dos alunos, que dispõem de professores orientadores para resolver suas dúvidas. Não existe uma carga horária mínima a ser cumprida, nem há necessidade de provas ou exames.

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza apostilas com todo o conteúdo programático do ensino médio em seu site www.portal.mec.gov.br. O aluno decide se quer estudar sozinho, com o apoio de professores numa escola pública (as redes mantidas pelas secretarias estaduais de educação são orientadas a manter plantões tira-dúvidas em suas escolas) ou em um curso supletivo presencial, geralmente ministrado por escolas particulares (antes da matrícula, é preciso certificar-se de que a escola mantém convênio com o MEC ou com os governos estaduais). A idade mínima para a certificação é de 18 anos.

Em 2002, foi implantado o ENCCEJA – Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos –, um exame nacional gratuito coordenado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira –, vinculado ao MEC, para comprovar a escolarização nos níveis fundamental e médio. O exame é aplicado anualmente, em todo o território nacional.

enem

A partir da implantação do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio –, em 2009, no entanto, este conjunto de avaliações se tornou a única maneira para quem quer obter o certificado de conclusão do ensino médio: o ENCCEJA ficou limitado a proceder à certificação do ensino fundamental.

O aluno deve se inscrever para prestar o exame e, no momento da inscrição, precisa informar o vínculo (matrícula) com uma instituição certificadora conveniada. O governo federal garante os mesmos direitos para quem cursou uma escola regular e para quem optou pelo supletivo – entre eles, prestar concursos públicos que exijam este nível de escolaridade e também fazer faculdade.

Outra vantagem é que o aluno pode utilizar as notas obtidas no ENEM para participar do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), serviço eletrônico que classifica os alunos e é a única maneira para obter uma vaga em uma universidade federal. O SiSU (www.sisu.mec.gov.br) também seleciona estudantes para diversas instituições públicas e é usado como primeira fase do vestibular por algumas faculdades privadas.

+ Confira também:


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Quem Fez Supletivo Pode Fazer Faculdade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *