Quanto Ganha um Tecnólogo – Salários de Tecnólogos

Depende da área escolhida. Um tecnólogo pode ganhar muito bem, especialmente se continuar se qualificando.

A graduação tecnológica apresenta algumas vantagens em relação ao bacharelado: o curso é mais rápido (entre dois e três anos), o preço das mensalidades do curso quase sempre é mais baixo e a inserção no mercado de trabalho acontece precocemente.

Publicidade



Um tecnólogo em início de carreira pode ganhar muito bem, especialmente se tiver escolhido cursos que estão em alta, como Logística, Tecnologia da Informação, Análise de Sistemas e Prospecção de Petróleo e Gás.

Quanto Ganha um Tecnólogo?

tecnólogo


Para muitos, uma vantagem se destaca entre as demais: os cursos de graduação tecnológica vão “direto ao ponto”. Para citar um exemplo, um bacharelado em Administração de Empresas apresenta a teoria geral da administração, a evolução da gestão ao longo da história e a atuação do administrador nos diversos níveis de mercado.

Apesar de também estudar a teoria, o tecnólogo concentra seus esforços em apenas uma área (neste caso, em finanças, marketing, recursos humanos, logística, etc.).

+ Confira: Profissões que Não Exigem Ensino Superior, com Bons Salários

Os índices de evasão escolar nos cursos de graduação tecnológica são bem menores. Permanecendo menos tempo na faculdade, as perspectivas de conclusão fornecem um ânimo extra. Vale lembrar que a maioria dos estudantes de escolas particulares pertence às classes C e D e enfrenta grandes dificuldades financeiras para se formar.

Desta forma, os cursos tecnológicos (existentes desde 1971 no Brasil) exercem uma função social, garantindo maior mobilidade para jovens egressos de famílias carentes. O mercado parece aceitar bem este novo tipo de profissional, já que mais de 80% dos concluintes já estão trabalhando em suas áreas de atuação no último ano do curso.

curso técnico x tecnólogo

O início da carreira de um tecnólogo quase sempre é empolgante. A rápida contratação, os bons salários e o exercício quase imediato na atividade para a qual se preparou são bons incentivos para o comprometimento com o trabalho e com a empresa contratante.

Os problemas têm início quando o tecnólogo deixa de se qualificar. Atualmente, todos os trabalhadores precisam correr atrás de novas competências direta ou indiretamente relacionadas à área de formação; ser detentor de um diploma de nível superior não é garantia de uma boa carreira, ao contrário do que ocorria algumas décadas atrás.

Talvez ainda haja certo preconceito por parte dos empresários, mas é certo que a formação mais ampla e a capacidade de se articular com outros setores facilitam a ascensão profissional aos bacharéis, enquanto os tecnólogos podem experimentar certa estagnação.

É possível corrigir isto antes que o problema se instale (ou se agrave): um tecnólogo pode ganhar bom salário e remunerações acima do mercado, basta continuar estudando em especializações (um MBA por exemplo faz toda a diferença no currículo) ou mesmo optando por um bacharelado. Cursos de idiomas, de informática e outros específicos da profissão também garantem a ascensão profissional.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Quanto Ganha um Tecnólogo – Salários de Tecnólogos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *