Quanto Ganha um Engenheiro Elétrico – Salário

O engenheiro elétrico é o profissional responsável pelo planejamento, construção e manutenção de sistemas, para transmitir, gerar e distribuir energia elétrica. No artigo de hoje, você vai descobrir quanto ganha um engenheiro elétrico.

O engenheiro elétrico é capacitado para construir e aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial.

Publicidade



 

Esse profissional trabalha também no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na manutenção e operação de equipamentos em clínicas e hospitais e na criação de projetos de instalação elétrica.


Engenheiro Elétrico

O engenheiro elétrico participa do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, nucleares e termelétricas. As concessionárias de energia são algumas das grandes empregadoras desses profissionais.

Além delas, o setor de telecomunicações, as fábricas de celulares, as indústrias de equipamentos, as empresas prestadoras de serviços em computação e as fábricas de motores e geradores também oferecem vagas para o engenheiro elétrico.

Curso de Engenharia Elétrica

O curso de engenharia elétrica oferece, inicialmente, disciplinas básicas de engenharia.

Depois de passar por essas disciplinas, o aluno irá mergulhar em aulas teóricas de projetos de sistemas elétricos, materiais elétricos, sistemas digitais e eletromagnetismo, entre outras.

Disciplinas de administração e economia também fazem parte da grade curricular do curso. Para obter o diploma, o estágio e a apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC) são indispensáveis.

Antes de escolher o seu curso de engenharia elétrica, procure se informar se existe alguma ênfase ofertada pela instituição de ensino, como telecomunicações, energia, automação e controle, computação, eletrônica e outras.

Fazer o curso com uma ênfase específica pode ampliar as suas chances de conseguir uma boa colocação profissional.

Hoje em dia, há diversos recrutadores que contratam profissionais com experiências específicas, e a média salarial desses profissionais costuma ser até mais alta do que dos demais.

Quanto ganha um engenheiro elétrico?

Você provavelmente chegou até esse artigo com um único objetivo em mente: descobrir quanto ganha um engenheiro elétrico.

Há uma lei que regulamenta a remuneração dos profissionais diplomados em Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária.

A tabela salarial do engenheiro elétrico está vinculada ao valor do salário mínimo vigente e à jornada diária do profissional, independente do local onde o mesmo esteja atuando.

Confira os valores a seguir:

  • Jornada de 6 horas diárias: 6 salários mínimos
  • Jornada de 7 horas diárias: 7,25 salários mínimos
  • Jornada de 8 horas diárias: 8,5 salários mínimos.

A engenharia elétrica figura na lista das profissões mais bem pagas do país. Os salários iniciais do engenheiro elétrico ultrapassam os R$ 4.000 mensais.

O engenheiro elétrico que atua como coordenador de engenharia recebe cerca de R$ 8.160. A média salarial vai crescendo de acordo com a experiência do profissional e com a posição que ele ocupa dentro da empresa.

As diversas áreas da engenharia obtiveram grande destaque no país durante os últimos anos, assim como a procura pelos cursos de graduação voltados para essa área.

Conseguir uma vaga em uma boa instituição de ensino para um curso de engenharia não é uma tarefa fácil.

No entanto, se você tem disposição o suficiente e nutre o sonho de se transformar em um engenheiro elétrico, dedique-se a isso para que você possa trilhar uma carreira de sucesso.

Ter afinidade com a área de exatas e se interessar pelos sistemas elétricos são características essenciais para um futuro engenheiro elétrico.

Se você possui essas características e deseja se formar na área para se transformar em um grande profissional, vá em frente! Corra atrás dos seus objetivos com garra, foco e determinação.

Agora que você já sabe quanto ganha um engenheiro elétrico, conhece um pouco mais sobre o curso e o que faz o profissional da área, chegou a hora de decidir se essa é a profissão ideal para você.

Procure se informar sobre as instituições de ensino da sua região oferecem o curso. Escolha um curso que seja bem avaliado pelo MEC e se transforme em um engenheiro elétrico de sucesso.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *