Quanto Ganha um Engenheiro Ambiental – Salário

O engenheiro ambiental é o profissional responsável por atuar na área de identificação, manejo, controle e tratamento de problemas ambientais, atuando também no planejamento, na apresentação, na execução e na monitoração de soluções para esses problemas. No artigo de hoje, você vai descobrir quanto ganha um engenheiro ambiental.

Profissão Engenheiro Ambiental

Publicidade



Além de todas essas funções, o engenheiro ambiental também está capacitado para criar diversas soluções respeitando a natureza, a sociedade e os tratados nacionais e internacionais de respeito e conservação do meio ambiente.

O engenheiro ambiental atua diretamente na preservação de recursos naturais, combatendo os danos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas.


Esse profissional é responsável pela avaliação, diagnóstico e prevenção da poluição do ar, da água ou do solo.

Curso de Engenheiro Ambiental

O curso de engenharia ambiental conta com uma grade curricular multidisciplinar, envolvendo disciplinas da área de exatas e da área das ciências biológicas.

As aulas de estatística, química e física se alternam com as de geologia, ecologia, hidráulica, hidrologia e topografia.

Após o terceiro ano de curso engenharia ambiental, iniciam-se as disciplinas profissionalizantes, como cálculo de emissões na atmosfera, hidráulica ambiental, tratamento de resíduos e várias outras.

Para a conclusão do curso, o estágio e a apresentação do TCC são obrigatórios. Há uma variação na oferta de cursos de engenharia ambiental de acordo com cada universidade.

Algumas oferecem apenas o curso de Engenharia Ambiental, outras oferecem Engenharia Ambiental e Sanitária, e outras, somente Engenharia Sanitária.

Para escolher o curso ideal para você, o ideal é pesquisar mais sobre cada um deles. Conhecer a instituição de ensino e a avaliação do MEC para o curso também é essencial.

Alguns cursos, de algumas universidades costumam apresentar uma avaliação inferior ao valor considerado ideal. Isso acontece por diversos motivos, seja pela falta de infraestrutura, pelo mau desempenho dos alunos ou por uma equipe de professores capacitada.

A verdade é que essas questões podem acabar te prejudicando no futuro. As empresas costumam verificar a instituição de ensino de seus candidatos, e quando essa instituição não conta com uma boa reputação, isso pode acabar de transformando em um problema.

O curso para se tornar engenheiro ambiental tem duração média de 5 anos e pode ser encontrado em diferentes estados e cidades do país.

Quanto Ganha um Engenheiro Ambiental?

Um dos principais objetivos que te fizeram chegar até esse artigo, foi sem dúvidas, descobrir quanto ganha um engenheiro ambiental.

Na hora de escolher uma profissão, muitas dúvidas passam pela nossa mente, e uma delas é a média salarial de cada uma delas.

A engenharia ambiental figura entre as profissões mais bem pagas do Brasil. Os salários iniciais costumam ser acima de R$ 4.000. A profissão é regulamentada no país desde 2000 e têm crescido significativamente desde então.

Para exercer a profissão de engenheiro ambiental é necessário obter o registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Ter facilidade na área de ciências exatas e se interessar por questões relacionadas ao meio ambiente são algumas características essenciais para o engenheiro ambiental.

O profissional engenheiro ambiental pode atuar em diferentes setores da economia, como em empresas privadas, empresas de economia mista, empresas do terceiro setor, órgãos públicos, organizações e associações não governamentais.

A profissão do engenheiro mecânico é bem ampla e abre opções para um grande leque de possibilidades. Atuar nessa área é garantia de construir uma carreira sólida e promissora, já que a profissão está em alta no país ultimamente.

Se você se identifica com as características necessárias para um engenheiro ambiental e deseja se tornar um profissional da área, não perca tempo! Vá atrás dos seus objetivos e procure por uma instituição de ensino que ofereça o curso.

Lembre-se de levar em consideração todas aquelas questões que citamos no decorrer do texto, como a qualidade do ensino, e vá em busca do seu sucesso. Com determinação e força de vontade, você tem tudo para se tornar um grande engenheiro ambiental.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *