Quanto Ganha um Designer Gráfico – Salário

Descubra o que é, o que faz e quanto ganha um Designer Gráfico, entenda mais sobre a profissão e veja as oportunidades de emprego.

Folders, flyers, outdoors, banners, logomarcas – o Designer Gráfico está presente em tudo que diz respeito à comunicação visual e identidade gráfica. Venha ver o que faz, como faz e quanto ganha um Designer Gráfico e descubra se é a profissão certa para você!

Publicidade



O QUE É E O QUE FAZ O DESIGNER GRÁFICO?

designer gráfico profissão

O designer gráfico é um profissional responsável pela criação de projetos na área de comunicação e identidade visual.


Isso significa que tudo relacionado à arte visual, como banners, desenho de logotipos, marca d’água, panfletos, flyers, outdoors, sites da internet, até foto de capa das redes sociais, etc, é com o Designer Gráfico.

Entre os principais trabalhos desempenhados pelo profissional do Design Gráfico estão:

  • Criação e realização de animações para o setor digital;
  • Criação de marcas, logotipos, rótulos e embalagens;
  • Definição do aspecto, aparência e modelo de materiais literários como revistas, jornais e guias (tamanhos, cores, tipos de papel, estilo da fonte, distribuição harmônica do conteúdo);
  • Criação da identidade visual de blogs, sites e banners para páginas on-line;
  • Criação, planejamento e execução de anúncios, cartazes, panfletos e vinhetas para meios de média (TV principalmente).

designer gráfico o que faz

Ele também pode atuar no Design de Jogos, Design de Produtos, Webdesign, enfim: o que não falta para o profissional de design são áreas de atuação e possibilidades. Tudo que ele precisa é realmente gostar de desenho, arte e entender de tecnologia.

No Brasil, a profissão ainda está em processo de regularização, com pautas sendo votadas no Congresso desde 2013 sobre os mais diversos aspectos do ofício.

O PL 24/2013 finalmente regulamentou que os profissionais do Design Gráfico necessitam possuir diploma de Ensino Superior para exercer a profissão ou, em alternativa, ter pelo menos 3 anos de experiência comprovada.

quanto ganha designer gráfico

ONDE TRABALHA O DESIGNER GRÁFICO?

Muitas são as oportunidades para o profissional Designer Gráfico. Na sociedade digital, midiática e de forte tendência de consumo, o Designer Gráfico é um dos profissionais mais requisitados em todos os setores. Ele pode atuar:

  • Em projetos do setor público;
  • Como parte do quadro do setor privado;
  • Autonomamente, como pessoa jurídica empresa ou prestador de serviços;
  • Seguindo carreira acadêmica.

Embora as oportunidades sejam indiscutivelmente maiores no setor privado, o setor público não raramente oferece oportunidades ao Designer Gráfico.

Geralmente, essas oportunidades vem em forma de projetos para desenvolvimento de arte ou sites, através de licitações e contratos de curto prazo para prestação de serviços.

Se optar por trabalhar no setor privado, o Designer Gráfico poderá trabalhar como funcionário efetivo no quadro da empresa ou também como prestador de serviços com contrato temporário ou como Microempreendedor Individual, emitindo notas fiscais pelo serviço ofertado.

O profissional designer gráfico também pode optar por atuar como uma “agência solo”, oferecendo serviços esporádicos e recorrentes aos seus próprios clientes. Ou, ainda, investir em carreira acadêmica para formar novos Designers.

designer gráfico salário

COMO POSSO ME TORNAR UM DESIGNER GRÁFICO?

Para se tornar um Designer Gráfico profissional, será necessário cursar uma graduação de Ensino Superior nas áreas de Comunicação Visual, Programação Visual, Desenho Industrial, Projeto de Produto, Design Industrial, Design Gráfico, Design de Moda e/ou Design de Produto em uma instituição cujo curso e certificado sejam reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Pela alta demanda do mercado, o curso de design gráfico hoje pode ser facilmente encontrado em qualquer instituição de Ensino Superior, seja pública ou privada.

Portanto, você deverá prestar o ENEM, passar em prova especial, concorrer uma bolsa integral para universidades privadas ofertadas pelo Governo Federal ou financiar a sua própria formação.

Entretanto, se você já atua na área e tem o conhecimento prático, embora não tenho o diploma que comprove formação teórica, poderá atuar profissionalmente e legalmente como Designer Gráfico caso tenha o mínimo de 3 anos de trabalho na área comprovados contados até o ano de 2015 – ano de publicação do PL 24/2013 que oficializou de vez a profissão no Brasil.

Geralmente, entre os principais empregadores dos Designers Gráficos profissionais estão:

  • Agências de Marketing e Publicidade
  • Editoras
  • Empresas de Comunicação
  • Estúdios e Escritórios de Design
  • Emissoras de Televisão
  • Empresas de Rótulos e Embalagens
  • Gráficas
  • Produtoras de Vídeos
  • Indústria Cinematográfica

QUANTO GANHA UM DESIGNER GRÁFICO

QUANTO GANHA UM DESIGNER GRÁFICO?

Agora que você já conhece melhor a profissão, sabe o que faz e como se tornar um, vamos contar quanto ganha um Designer Gráfico.

A remuneração média de um Designer em início de carreira é de R$1.800 reais (média nacional). Essa remuneração pode variar para mais ou para menos de acordo com a região do país, a empresa e o currículo do candidato.

A Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADGB) realizou com estudo com mais de 3000 candidatos de todas as regiões para saber a média salarial, veja a imagem abaixo com o resultado da pesquisa.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *