Qual Faculdade Fazer para ter um Bom Salário?

É uma das maiores dúvidas dos estudantes: fazer faculdade para ter um bom salário ou para se realizar?

Diversos sites especializados em educação organizam rankings dos cursos universitários que proporcionam os melhores salários no início da carreira. Mas a escolha da profissão não deve se limitar apenas à perspectiva de obter um bom salário. É preciso identificar as vocações e as áreas de estudos com os melhores resultados, os interesses e as características pessoais.

Qual Curso Escolher para Ganhar Bem?

como ganhar um bom salário



Além disto, na ansiedade de fazer faculdade para ter um bom salário a qualquer custo pode incluir algumas armadilhas. Tentando passar no processo seletivo o mais rapidamente possível, muitos estudantes optam por cursos clássicos, sempre com boas remunerações, como Direito ou Administração, mas se esquecem de pesquisar sobre a qualidade da instituição de ensino. Muitos demoram anos para perceber que receberam uma formação ruim e, neste caso, as chances de serem contratados se reduzem e ganhar bem é uma possibilidade remota.

Identificando os próprios talentos

Mais uma questão que precisa ser muito bem avaliada: sem propensão para determinada área de estudo, o êxito é quase irreal. Um dos cursos mais elogiados atualmente é Tecnologia da Informação, que trabalha com a produção, transmissão, acesso, segurança e uso de dados e informações.

No entanto, se o candidato não se interessar por tecnologia nem por ciências exatas e só usar um computador para acessar redes sociais, seu rendimento no curso será praticamente nulo. Desta maneira, é mais lógico e producente descobrir as afinidades: quem gosta de história e geografia deve partir para as humanidades. O importante é se identificar com a faculdade – ou com a maioria das disciplinas ministradas.

O êxito profissional também envolve outros pontos: um graduado com especializações, monitorias durante a faculdade, atividades extracurriculares, cursos de inglês ou espanhol, domínio da informática e até mesmo participação em atividades de voluntariado (como visitar hospitais ou asilos, por exemplo) quase certamente obterá um emprego melhor que seu colega que ainda não passou do verbo “To Be” e do jogo de paciência, não apenas em termos de salário, mas de outros benefícios e, claro da satisfação profissional.

infográfico de profissões no Brasil

Onde Estão os Melhores Salários?

Como já foi dito, os cursos clássicos: Medicina, Odontologia, Direito, Administração, Engenharia, Economia e muitos outros já têm um mercado de trabalho bem delineado e longe de estar saturado. Portanto, é possível fazer uma destas faculdades e ganhar um bom salário. O salário de engenheiros, por exemplo, pode ultrapassar os R$ 30 mil mensais na iniciativa privada.

+ Confira:

Outros cursos são mais recentes, mas com expectativas promissoras. As faculdades de tecnologias e de sustentabilidade devem oferecer, ao mercado, profissionais bem remunerados nos próximos anos, com boas chances de carreira.

De acordo com o INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa) identificou faculdades que devem transformar seus alunos em profissionais bem pagos: Hotelaria e Turismo, Psicologia, Arquitetura, Contabilidade, Artes, Administração, Serviço Social, Filosofia, Engenharia Civil e Terapia Ocupacional. Todas as médias salariais iniciais ficam acima de R$ 2.500. O problema, em algumas carreiras, é o pequeno número de vagas.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Cursos Gratuitos

Um comentário em “Qual Faculdade Fazer para ter um Bom Salário?

  1. No caso da tecnologia da informação me interesso muito, mas não sou bom em exatas, no entanto, gosto e me interesso por tenologia. Dúvida cruel agora kkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *